Programação especial celebra 102 anos do prédio da Biblioteca Pública do Estado
Passeio fotográfico, exposição e recital estão entre as atividades de comemoração do aniversário
Publicação:

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para celebrar o aniversário de 102 anos de seu prédio histórico, situado na rua Riachuelo, em Porto Alegre. As comemorações iniciam no próximo sábado (31/8) com um passeio fotográfico, incluem uma exposição de arte vestível e serão finalizadas com um recital, no dia 24 de setembro, tudo com entrada gratuita.
A primeira atração é o encontro "Um Olhar para a Biblioteca", que acontece no sábado (31/8). Nesse dia, das 11h às 13h, quem quiser participar está convidado a trazer seu celular e explorar os espaços da Biblioteca, por meio das lentes da sua câmera, sob a orientação do fotógrafo Nilton Santolin. As melhores fotos serão destacadas no Instagram da BPE. Não é necessário inscrição prévia.
Na semana seguinte, de 5 a 14 de setembro, a artista Jeannine Krischke (Jeaninne Art Wear) apresenta sua exposição de arte vestível, sempre das 12h às 18h, na Sala Borges de Medeiros. Intitulada "Porto Alegre, de cenário a personagem", a mostra foi idealizada pela artista para participar da plataforma internacional Art Brasil, sediada na Bélgica e que conecta 29 cidades do mundo, como Atenas, Tóquio, Zurich, Paris, Londres e Milão. No dia 5 de setembro, às 14h, cada país participante aparecerá ao vivo na plataforma para registrar a sua presença.
A exposição apresenta têxteis com mais de 50 estampas autorais da artista, inspiradas no icônico prédio da Biblioteca. Parte da renda arrecadada com a venda das peças é revertida para a BPE, por meio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado.
No dia 24 de setembro, às 19h, a Orquestra Villa-Lobos apresentará um recital para encerrar as festividades, no Salão Mourisco da BPE, com jovens talentos musicais da Lomba do Pinheiro, conduzidos pela professora e regente Cecília Rheingantz Silveira. A Orquestra, um programa de educação musical desenvolvido há 31 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, objetiva proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, na periferia da capital gaúcha, o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras.
Uma história de preservação do patrimônio dos gaúchos
Instalada desde 1912 na Praça da Matriz, onde está localizado o sítio histórico representativo da vida do Estado, a BPE – fundada em 1871 – coloca-se para todo o país e até para o mundo como uma das referências mais importantes da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos XIX e XX.
O prédio foi inaugurado como parte das comemorações do Centenário da Independência em 7 de setembro de 1922 e agora completa 102 anos. Construído por sugestão de Victor Silva, foi projetado pelos engenheiros Affonso Hebert e Teófilo Borges de Barros, das Obras Públicas do Estado.
A maioria dos trabalhos foi executada pelos pintores Fernando Schlater e S. Incerpi e Alfred Adlof e pelos escultores Eduardo de Sá e Giuseppe Gaudenzi. O mobiliário, as aberturas e os objetos de adorno foram desenhados pelos mesmos artistas e fornecidos pelas firmas Jamardo Irmãos e João Friederichs S. A. As colunas de mármore de Carrara e seus respectivos capitéis, que compõem as portas de comunicação no prédio, foram confeccionados por João Vicente Friederichs.
Em 1986, a edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Ao longo de sua história, o prédio da BPE passou por algumas intervenções para preservar o patrimônio, recuperar e devolver à população suas formas originais. Foram feitas obras nos anos de 1974, 1988, 2007 e, a mais longa de todas, de 2009 a 2015.
Em 2022, foram iniciadas novas obras de restauro envolvendo a fachada e o interior do prédio. De dezembro de 2021 a maio de 2023, foram realizados os trabalhos de restauro das pinturas murais no interior do prédio, para retirar a cobertura de tinta cinza e recuperar as pinturas originais. Com recursos do Avançar na Cultura, também foram restaurados os lustres e parte do mobiliário antigo. Todos esses esforços fizeram com que o prédio da Biblioteca se destacasse como um exemplo de conservação e de patrimônio no Rio Grande do Sul e no mundo.
O funcionamento da BPE é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita.
Sobre os participantes
Nilton Santolin iniciou sua trajetória na fotografia em 1984, consolidando-se como uma figura de destaque no cenário fotográfico brasileiro. Seu trabalho é reconhecido pela capacidade de capturar a essência de momentos únicos, em eventos, retratos pessoais ou projetos comerciais. É o autor de obras que exploram o cotidiano e a arquitetura de diversas cidades no Brasil e no exterior, destacando-se pela sensibilidade com que retrata esses ambientes. Com uma carreira marcada por dezenas de exposições individuais e coletivas realizadas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Uruguai e Suíça, Santolin também é autor do livro “Unicred RS”, uma obra que imortaliza 40 cidades gaúchas por meio de fotografias em preto e branco. Ao longo dos anos, ele trabalhou com uma ampla gama de clientes, de eventos particulares a grandes corporações, o que lhe permitiu desenvolver um estilo versátil e adaptável a diferentes demandas. Atualmente, se dedica à fotografia de acervos de arte e a projetos documentais. Além de seu trabalho fotográfico, ele atua como educador e palestrante, transmitindo seu vasto conhecimento e experiência para outros profissionais e apaixonados por fotografia.
Jeannine Krischke é uma artista multimídia que já realizou várias exposições internacionais, em países como França, Espanha, Áustria, Portugal, Inglaterra, Bélgica e Brasil. Recebeu dez prêmios nacionais e internacionais. Possui foco temático na preservação da natureza, do patrimônio, da memória e da brasilidade. Seu portfólio tem mais de 500 artes digitais, em suporte têxtil ou fineart. Trabalha com experimentações estéticas com propósito social e ambiental. Cria arte vestível atemporal, unindo o artesanal, o tecnológico e o ecológico, com design ergonômico. Valoriza o território, democratiza a arte, inserindo-a no cotidiano contemporâneo, em suas relações com o corpo e o movimento. É graduada em Artes pela UFRGS e Psicologia, com pós-graduação em Educação, pela PUCRS. Saiba mais na página da artista no Instagram.
Cecília Rheingantz Silveira é natural de Porto Alegre, bacharel em Comunicação Social e licenciada em Música pela UFRGS e pós-graduada em Educação pela PUCRS. Em 1992 iniciou atividade de flauta doce na EMEF Heitor Villa-Lobos, que veio a se constituir na Orquestra Villa-Lobos, programa de educação musical no qual é coordenadora e responde pela regência há 31 anos. Além de professora e regente, Cecília também é produtora e diretora artística de mais de 1,3 mil concertos da Orquestra Villa-Lobos, dos CDs O Trenzinho do Caipira (2002), Olhos Coloridos (2008), do livro Orquestra Villa-Lobos, Música que transforma (2012) e dos DVDs Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2021). Por sua atuação frente à Orquestra Villa-Lobos recebeu dezenas de prêmios, entre eles a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembleia Legislativa do RS, em 2010, o Troféu Guri, pelo Grupo RBS, em 2017, e o Prêmio Trajetória Cultural Mestra Sirley Amaro, pela Sedac.
Serviço
Comemoração do aniversário do prédio da BPE
Onde: BPE (rua Riachuelo, 1.1190, Porto Alegre)
Entrada franca
Passeio fotográfico
Quando: sábado (31/8), das 11h às 13h
Exposição de arte vestível
Quando: de 5 a 13/9, das 12h às 18h
Onde: Sala Borges de Medeiros da BPE
Orquestra Villa-Lobos
Quando: 24/9, às 19h
Onde: Salão Mourisco da BPE