Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ expõe manuscrito inédito de Mario Quintana celebrado com poesia

Publicação:

Escritor Sergius Gonzaga
Sergius Gonzaga fará uma apresentação sobre a poética de Quintana - Foto: Carlos Macedo
Por SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá temporariamente o manuscrito do poema “Canção do Primeiro do Ano”, texto de autoria de Quintana, encontrado por um livreiro, neste ano, dentro de um livro do poeta. O achado será exposto no 2º andar da Casa de Cultura (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre), no espaço que antecede o quarto de Quintana. E, para celebrar a poética de Mario, o escritor e professor Sergius Gonzaga fará uma apresentação no Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ)

Poema data do primeiro dia do ano de 1946
Poema data do primeiro dia do ano de 1946 - Foto: Divulgação | AABPE

Sobre “Canção do Primeiro do Ano” 

Achado pelo livreiro George Augusto, dentro de um livro de Mario Quintana, adquirido de uma coleção particular composta por mais de 5 mil volumes, o texto foi assinado por Quintana e datado de 1ª de janeiro de 1941.

Comprovadamente um original legítimo, o manuscrito do poema “Canção do Primeiro do Ano” tem valor histórico inestimável, e foi adquirido pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual do Estado - outro equipamento de cultura da Sedac -, juntamente com o livro onde foi encontrado. Após passagem pela CCMQ, ambos serão incorporados em definitivo ao acervo da Biblioteca.

Mario Quintana
Mario Quintana é considerado um dos principais poetas da Literatura Brasileira do século XX - Foto: Núcleo de Acervo e Memória da CCMQ

A poética de Quintana

No dia 22 de março, às 19h, o escritor Sergius Gonzaga, doutor em Letras e professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fará uma apresentação sobre a poética de Quintana, considerado um dos principais poetas da Literatura Brasileira do século XX.

Intitulada “Sobre baús e cataventos”, a fala será aberta ao público, mediante inscrição prévia pelo e-mail eventosccmq@gmail.com, e ocorrerá no Teatro Bruno Kiefer. A programação contará com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Sergius Gonzaga

Graduado em Letras/Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutor em Letras pela mesma universidade (2018). Atualmente, é professor universitário da UFRGS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: literatura brasileira, análise literária, ensinamento, romance e literatura latino-americana. Coordena o Projeto Universidade Aberta e a área de Literatura da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

 Serviço

Apresentação “Sobre baús e cataventos” | 6º andar CCMQ

Data: 22/03
Horário: 19h
Inscrição: pelo e-mail eventosccmq@gmail.com
Local: Teatro Bruno Kiefer, no 6º andar da CCMQ, Rua dos Andradas, 736. Porto Alegre/RS

 Exposição do Manuscrito

2º andar CCMQ | Espaço que antecede o Quarto do Poeta, na Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736. Porto Alegre/RS

Secretaria da Cultura