Nota de pesar pelo falecimento da artista plástica Lou Borghetti
Publicação:

É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), comunica o falecimento da artista Elizethe Borghetti (1955-2020), ocorrido neste sábado (25). Natural de Carazinho (RS), Lou Borghetti, como ficou carinhosamente conhecida, foi Coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, cidade onde vivia e trabalhava em seu ateliê, no bairro Três Figueira.
Lou lutava há tempos contra um câncer, mas não se deixou abater. Sua imagem alegre e sorridente, com personalidade participativa e solidária, é um retrato da artista que viveu com emoção e vigor o seu tempo. Sua obra artística, presente em nossos acervos, está preservada e divulgará sua memória.
Trajetória
Lou Borghetti estudou com Danúbio Gonçalves, Renina Katz, Katie Van Sherpenberg, Plínio Bernhardt, Fayga Ostrower, Marco Túlio Resende e foi aluna e assistente de Iberê Camargo.
Frequentou o Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre entre 1973 e 1980, onde estudou entalhe com Anestor Tavares, escultura com Claudio Martins Costa, desenho e litografia com Danúbio Gonçalves, e Teoria da Arte e Aquarela com Fayga Ostrower.
Recebeu o Prêmio Iberê Camargo outorgado pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2006, e foi indicada para o Prêmio Açoriano de Artes Plásticas, 2007.
A família informa que o velório será das 16h30 às 19h30, no Memorial e Crematório Angelus (Av. Porto Alegre, 320), com restrição: poderão entrar 10 pessoas de cada vez.
A Secretaria da Cultura lamenta a morte de Lou Borghetti e se solidariza com familiares e amigos.