Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

2021 é oficializado como Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro no Rio Grande do Sul

Publicação:

13130200 1965561 GDO
Ao assinar o decreto, governador disse que o resgate de valor da contribuição negra deve ser vivenciado todos os dias - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Por Suzy Scarton, com edição de Secom

O governador Eduardo Leite assinou, na manhã desta quinta-feira (13/5), um decreto que institui, no âmbito estadual, o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Estão previstas celebrações, eventos e atividades culturais até 20 de novembro.

“Fico satisfeito de que possamos dar essa contribuição singela, em um decreto, que reconhece esse ano como o cinquentenário para que possamos promover, até 20 de novembro, todo um ciclo de debates e ações culturais que coloquem essa causa em destaque. Causa que não é só do povo negro, é uma causa do ser humano”, disse o governador. “Cinquenta anos ainda são muito poucos diante de tantos anos e séculos de opressão, e esse resgate de valor da contribuição negra deve ser vivenciado todos os dias.”

Para homenagear Zumbi do Quilombo dos Palmares, o Grupo Palmares de Porto Alegre realizou um primeiro ato em 1971, em 20 de novembro, data da morte do mártir. Por isso, 2021 será oficializado como o ano do cinquentenário da data. O objetivo é preservar, difundir e valorizar as histórias, as memórias e as tradições das culturas afro-gaúchas, potencializar a geração de oportunidades, de investimentos e de empreendedorismos relacionados aos múltiplos setores criativos da negritude – ao incluir a cultura como um dos pilares do desenvolvimento sustentável e integral do Estado – e contribuir com a formulação de políticas públicas de economia da cultura para o RS.

"Vamos fazendo esse resgate e dando seguimento a essa luta porque, mesmo 50 anos depois desse movimento, continuamos vendo desigualdade e racismo nos nossos dias. Marcamos, com a assinatura desse decreto, mais um passo desse governo no sentido de fortalecer essa luta e mostrar que estamos juntos trabalhando em prol da igualdade em todas as questões raciais e de gênero", destacou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

O decreto também cria um grupo de trabalho (GT), sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Sedac), a fim de promover as atividades relativas e comemorativas às histórias, às memórias e às tradições das culturas afro-gaúchas. A comissão será composta por representantes da Sedac, do Conselho Estadual de Cultura e do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva.

Representantes do Colegiado Setorial de Culturas Populares, Tradição e Folclore da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da Frente Negra Gaúcha, da Associação Negra de Cultura, da Maria Mulher Organização de Mulheres, do Movimento Negro Unificado, da Estância da Poesia e do Grupo Lanceiros Negros também serão convidados a participar do GT.

"Cultura é mais que manifestação artística. Nossa Sedac tem sido mais que uma secretaria de manifestações artísticas, de eventos artísticos, tem sido efetivamente como uma secretaria da cultura, de valorização das artes e da cultura, provocando mudanças de pensamentos e de consciência da nossa sociedade", ponderou o governador. "Cultura é o caminho, sem dúvida nenhuma, com educação, para que possamos projetar um futuro melhor em termos civilizatórios."

O decreto foi assinado nesta quarta-feira, 13 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, uma alternativa à data em que foi assinada a Lei Áurea.

 Assista à transmissão do ato na íntegra aqui.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Secretaria da Cultura