Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Jovens de projeto de formação artística promovido pela Sedac conhecem bastidores da 14ª Bienal do Mercosul

Atividade é uma das ações culturais desenvolvidas em territórios beneficiados pelo programa RS Seguro COMunidade

Publicação:

Visita dos jovens à Usina do Gasômetro
O projeto conta com investimento de R$ 400 mil do governo do Estado, por meio da Sedac - Foto: Cecília Menz da Cunha/Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho/Ascom Sedac

Um grupo de 14 jovens aprendizes de Alvorada visitaram, nesta terça-feira (18/3), três espaços onde estão sendo montadas exposições da 14ª Bienal do Mercosul: Usina do Gasômetro, Farol Santander e Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. A visita faz parte do projeto “Caminhos Criativos: Formação em Artes Visuais e Projetos Culturais”, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o programa RS Seguro COMunidade e a Fundação Bienal do Mercosul, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O projeto conta com investimento de R$ 400 mil do governo do Estado, por meio da Sedac.

"Estamos dando início a uma parceria com a Fundação Bienal do Mercosul, que esperamos fortalecer e expandir nos próximos anos. Nosso objetivo é criar oportunidades para que esses jovens reflitam sobre suas trajetórias a partir das possibilidades oferecidas por políticas públicas como esta, fortalecendo seu senso de pertencimento e incentivando sua participação em equipamentos culturais e eventos de grande relevância, como a Bienal", destacou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

A jovem Wanessa de Lima Amaro, de 18 anos, foi uma das visitantes. Para ela, “o curso está sendo muito legal. Já aprendi sobre o que é a arte. Eu estava ansiosa para fazer a visita, gostei muito e acho que vou gostar ainda mais quando vir tudo pronto”, afirmou.

“A gente está aprendendo muito sobre cultura. Aprendi que a arte pode estar em tudo. Eu tenho vontade de trabalhar como produtor cultural, e o curso pode ajudar muito na vida”, destacou Daniel Rosa dos Anjos, de 21 anos, também participante do projeto.

Para o diretor-executivo da Fundação Bienal do Mercosul, Adriano Naves de Brito, “estamos colocando a experiência educativa da Bienal a serviço de um projeto que abre horizontes e caminhos para os jovens. Além disso, essa iniciativa tem uma importância estratégica para o futuro da Bienal, para que ela siga funcionando também quando não tiver exposições em cartaz”.

Também estiveram presentes no encontro desta terça-feira o secretário da SJCDH, Fabricio Peruchin, as diretoras do Departamento de Artes e Economia Criativa da Sedac, Germana Konrath, e do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Adriana Boff, a integrante do RS Seguro Giovana Foppa e representantes da Bienal do Mercosul e das entidades envolvidas.

Caminhos Criativos

O projeto Caminhos Criativos: Formação em Artes Visuais e Projetos Culturais” é voltado a jovens a partir de 16 anos, todos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alvorada, e a maior parte residente no bairro Umbu, um dos territórios de vulnerabilidade social abrangidos pelo RS Seguro COMunidade, do governo do Estado.

O curso visa capacitar esses jovens no campo das artes visuais, proporcionando-lhes ferramentas teóricas e práticas para que possam desenvolver e executar projetos criativos, fomentando o seu protagonismo na produção artística e cultural e promovendo o contato direto com trabalhadores da área. Com orientação profissionalizante, a formação busca prepará-los para cumprirem todas as etapas da realização de um evento cultural, legando-lhes subsídios para atuarem como curadores, arte-educadores, produtores, montadores, gestores e artistas visuais.

A formação tem duração de seis meses, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, e está dividida em três etapas. A primeira consiste em aulas teóricas, no CJ de Alvorada, sobre conceitos e práticas do campo das artes visuais. Já na segunda fase, iniciada com o roteiro desta terça-feira (18/3), na capital, os participantes realizam uma série de visitas técnicas à montagem da 14ª Bienal do Mercosul – evento que ocorre de 27 de março a 1º de junho –, acompanhando de perto os processos de execução de uma grande exposição e interagindo com os diversos profissionais envolvidos. Ao fim do curso, a terceira etapa prevê a criação de um projeto cultural para o bairro Umbu, a fim de promover a atuação local dos jovens e incentivar o fortalecimento da cultura comunitária e do impacto social no território onde vivem.

Desenvolvido a partir de um plano de trabalho conjunto entre as instituições parceiras, o “Caminhos Criativos: Formação em Artes Visuais e Projetos Culturais” conta com a expertise da Fundação Bienal do Mercosul na profissionalização de pessoas em artes visuais. Além disso, o projeto estabeleceu cotas afirmativas em seu processo seletivo e disponibiliza orientação psicossocial e socioeducativa aos participantes.

A formação dos jovens de Alvorada é uma das iniciativas de caráter artístico-cultural desenvolvidas em territórios do RS Seguro COMunidade. Outras ações incluem outra modalidade do Caminhos Criativos, que oferta vagas de estágio em instituições da Sedac, o Territórios Criativos (edital para a realização de intervenções urbanas), o Autor Presente (incentivo a atividades de literatura junto ao público escolar), o Artista na Escola (edital para seleção de atividades artísticas pedagogicamente orientadas em escolas públicas), a Academia de Música Clássica (formação de músicos e concessão de bolsas de estudos de música para jovens) e as Leituras de Verão (com a programação do projeto “Férias na Biblioteca Romano Reif”).

Secretaria da Cultura