Jovens de projeto de formação artística promovido pela Sedac conhecem bastidores da 14ª Bienal do Mercosul
Atividade é uma das ações culturais desenvolvidas em territórios beneficiados pelo programa RS Seguro COMunidade
Publicação:
Um grupo de 14 jovens aprendizes de Alvorada visitaram, nesta terça-feira (18/3), três espaços onde estão sendo montadas exposições da 14ª Bienal do Mercosul: Usina do Gasômetro, Farol Santander e Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. A visita faz parte do projeto “Caminhos Criativos: Formação em Artes Visuais e Projetos Culturais”, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o programa RS Seguro COMunidade e a Fundação Bienal do Mercosul, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O projeto conta com investimento de R$ 400 mil do governo do Estado, por meio da Sedac.
"Estamos dando início a uma parceria com a Fundação Bienal do Mercosul, que esperamos fortalecer e expandir nos próximos anos. Nosso objetivo é criar oportunidades para que esses jovens reflitam sobre suas trajetórias a partir das possibilidades oferecidas por políticas públicas como esta, fortalecendo seu senso de pertencimento e incentivando sua participação em equipamentos culturais e eventos de grande relevância, como a Bienal", destacou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
A jovem Wanessa de Lima Amaro, de 18 anos, foi uma das visitantes. Para ela, “o curso está sendo muito legal. Já aprendi sobre o que é a arte. Eu estava ansiosa para fazer a visita, gostei muito e acho que vou gostar ainda mais quando vir tudo pronto”, afirmou.
“A gente está aprendendo muito sobre cultura. Aprendi que a arte pode estar em tudo. Eu tenho vontade de trabalhar como produtor cultural, e o curso pode ajudar muito na vida”, destacou Daniel Rosa dos Anjos, de 21 anos, também participante do projeto.
Para o diretor-executivo da Fundação Bienal do Mercosul, Adriano Naves de Brito, “estamos colocando a experiência educativa da Bienal a serviço de um projeto que abre horizontes e caminhos para os jovens. Além disso, essa iniciativa tem uma importância estratégica para o futuro da Bienal, para que ela siga funcionando também quando não tiver exposições em cartaz”.
Também estiveram presentes no encontro desta terça-feira o secretário da SJCDH, Fabricio Peruchin, as diretoras do Departamento de Artes e Economia Criativa da Sedac, Germana Konrath, e do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Adriana Boff, a integrante do RS Seguro Giovana Foppa e representantes da Bienal do Mercosul e das entidades envolvidas.
Caminhos Criativos
O projeto “Caminhos Criativos: Formação em Artes Visuais e Projetos Culturais” é voltado a jovens a partir de 16 anos, todos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alvorada, e a maior parte residente no bairro Umbu, um dos territórios de vulnerabilidade social abrangidos pelo RS Seguro COMunidade, do governo do Estado.
O curso visa capacitar esses jovens no campo das artes visuais, proporcionando-lhes ferramentas teóricas e práticas para que possam desenvolver e executar projetos criativos, fomentando o seu protagonismo na produção artística e cultural e promovendo o contato direto com trabalhadores da área. Com orientação profissionalizante, a formação busca prepará-los para cumprirem todas as etapas da realização de um evento cultural, legando-lhes subsídios para atuarem como curadores, arte-educadores, produtores, montadores, gestores e artistas visuais.
A formação tem duração de seis meses, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, e está dividida em três etapas. A primeira consiste em aulas teóricas, no CJ de Alvorada, sobre conceitos e práticas do campo das artes visuais. Já na segunda fase, iniciada com o roteiro desta terça-feira (18/3), na capital, os participantes realizam uma série de visitas técnicas à montagem da 14ª Bienal do Mercosul – evento que ocorre de 27 de março a 1º de junho –, acompanhando de perto os processos de execução de uma grande exposição e interagindo com os diversos profissionais envolvidos. Ao fim do curso, a terceira etapa prevê a criação de um projeto cultural para o bairro Umbu, a fim de promover a atuação local dos jovens e incentivar o fortalecimento da cultura comunitária e do impacto social no território onde vivem.
Desenvolvido a partir de um plano de trabalho conjunto entre as instituições parceiras, o “Caminhos Criativos: Formação em Artes Visuais e Projetos Culturais” conta com a expertise da Fundação Bienal do Mercosul na profissionalização de pessoas em artes visuais. Além disso, o projeto estabeleceu cotas afirmativas em seu processo seletivo e disponibiliza orientação psicossocial e socioeducativa aos participantes.
A formação dos jovens de Alvorada é uma das iniciativas de caráter artístico-cultural desenvolvidas em territórios do RS Seguro COMunidade. Outras ações incluem outra modalidade do Caminhos Criativos, que oferta vagas de estágio em instituições da Sedac, o Territórios Criativos (edital para a realização de intervenções urbanas), o Autor Presente (incentivo a atividades de literatura junto ao público escolar), o Artista na Escola (edital para seleção de atividades artísticas pedagogicamente orientadas em escolas públicas), a Academia de Música Clássica (formação de músicos e concessão de bolsas de estudos de música para jovens) e as Leituras de Verão (com a programação do projeto “Férias na Biblioteca Romano Reif”).