Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã

Os 200 anos da chegada de imigrantes de língua alemã ao RS serão comemorados em diversos municípios gaúchos

Publicação:

Logotipo encomendado pela SECOM/RS em homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. 
 
Sobre fundo bege, o número 200, com cada algarismo numa das cores da bandeira da Alemanha: preto, vermelho e amarelo ouro.
 
Dentro do último zero, amarelo e maior, a palavra “anos” em preto.  
E abaixo do número 2 e do 0 vermelho, IMIGRAÇÃO ALEMÃ, com letras maiúsculas pretas em duas linhas.
O traço da base do 2, encosta na base do zero, que está entrelaçado como um elo,  ao amarelo. Deste último partem três rostos de perfil, intercalados, voltados para direita,  levemente sobrepostos e de contornos sinuosos. O primeiro representa uma pessoa de pele branca e cabelo vermelho, outra tem pele morena e cabelo marrom e a terceira, é clara de cabelo amarelo.
 
Audiodescrição Tagarelas Produções
Roteiro e narração: Márcia Caspary
Consultoria: André Campelo
-
Por Carlos Hammes | Ascom Sedac

A Comissão do Bicentenário, instituída pelo governador Eduardo Leite através do decreto 56.110/2021, apresenta nesta quinta-feira (14) a programação oficial das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O lançamento acontece na Sala de Recitais da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a partir das 19h, e contará com a participação especial do Maestro Diego Schuck e do Porto Alegre Consort.

Até o final de 2024, estão previstos mais de 120 eventos em todo o Estado - a expectativa é que mais de 100 municípios participem das festividades. “O lançamento da programação é um momento simbólico muito importante, uma espécie de prestação de contas das 11 subcomissões, com o anúncio das iniciativas das entidades, dos municípios, da Assembleia Legislativa, além dos concertos da Ospa, todos dedicados a homenagear o bicentenário”, adianta o presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger.

Desde que foi estabelecida, a Comissão realizou uma série de reuniões setoriais e encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, que contribuíram para a idealização e organização da agenda festiva. Além dos gabinetes do governador e do vice-governador, seis secretarias, universidades, escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil também integram a Comissão. 

A programação completa, disponível no site do Bicentenário, inclui atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Os eventos que integram o calendário são realizados por municípios, entidades da sociedade civil e órgãos públicos e privados de todo o Estado.

O aniversário da chegada dos primeiros imigrantes germânicos ao Rio Grande do Sul, em São Leopoldo, é comemorado no dia 25 de julho.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura