Instituto Trocando Ideia divulga lista final dos contemplados no Trajetórias Culturais

Divulgação da lista final foi publicada nesta quarta-feira (2/6)
Divulgação da lista final foi publicada nesta quarta-feira (2/6) - Foto: Divulgação - Ascom | Sedac

Está disponível no site do edital Trajetórias Culturais - Mestra Sirley Amaro (https://www.premiotrajetoriaculturalrs.com.br/) a lista final com os nomes das fazedoras e dos fazedores culturais premiadas/os. O edital é executado pelo Instituto Trocando Ideia, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - formalizado através de Chamada Pública e financiado pela Lei Aldir Blanc (Lei n°14.017/2020). O objetivo é facilitar o acesso aos recursos da lei para um dos segmentos mais afetados com a pandemia do coronavírus, a cultura.

O Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro contemplou mil e quinhentas (1.500) trajetórias culturais de pessoas físicas (CPF), distribuídas nas nove (09) Regiões Funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), no valor de R$ 8 mil para cada premiação - totalizando R$ 12 milhões.

Os inscritos apresentaram suas trajetórias nos seguintes segmentos culturais: audiovisual; artesanato; artes visuais; circo; culturas populares; cultura viva; dança; diversidade linguística; livro, leitura e literatura; música; teatro; memória e patrimônio; e museus. A seleção também contemplou pontuação específica para diversidade e pessoa física, sendo 51% para cotas sociais - autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, mulheres e homens trans, travestis e pessoas com deficiência (PCDs).

Homenageada

O Prêmio homenageou a mestra griô Sirley Amaro, pelotense, nascida em 1935 e falecida em 2020, por ter contribuído, significativamente, com os saberes tradicionais, com a cultura popular e com o programa Cultura Viva, do extinto Ministério da Cultura.

Sirley disseminou e protegeu os conhecimentos ancestrais do povo negro do Rio Grande do Sul, durante anos e ficou conhecida em outros estados do país por sua atuação na conservação e perpetuação do conhecimento da cultura negra.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail:
premiotrajetoriaculturalrs@gmail.com