Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MACRS apresenta a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS"

O projeto, desenvolvido a partir do conceito de curadoria educativa, apresenta obras de 12 artistas do acervo do Museu

Publicação:

para site sedac   MACRS
Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista - Foto: Fotografia VivaFoto
Por Ascom MACRS | Edição Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta, no dia 29 de fevereiro, a partir das 18h, a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e estará em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

O projeto curatorial foi concebido a partir do conceito de curadoria educativa, criado pelo professor e pesquisador Luis Guilherme Vergara (1996). O principal objetivo da curadoria educativa é tornar a arte acessível a um público diverso, tornando-a culturalmente ativa. Nesse sentido, foram selecionadas 13 obras de 12 artistas, com o intuito de representar a diversidade de gênero e raça, destacando as poéticas e materialidades presentes. O termo "materialidades" refere-se à exploração e reinterpretação de materiais do cotidiano, enquanto "poéticas" está relacionado às obras, permitindo a identificação de percepções políticas e afetivas dos artistas em suas produções. 

A exposição é parte da pesquisa de mestrado da curadora Mariana Prette, intitulada "Mediação Cultural na pré-escola: crianças, museu e arte contemporânea", realizada no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) e em parceria com o MACRS. 

A exposição busca responder a questionamentos sobre a possibilidade de crianças pequenas se envolverem com a arte contemporânea, se as expressões artísticas contemporâneas fazem parte de seu cotidiano escolar e se os museus de arte consideram as crianças pequenas em suas iniciativas. A curadoria educativa visa aproximar as crianças do MACRS, levando em consideração suas particularidades e criando estratégias para conectá-las com as obras de arte do acervo do museu. 

Durante os meses de março e abril serão realizadas três ações educativas gratuitas, para refletir sobre o papel do docente de Educação Infantil na aproximação das crianças com o museu e no acesso ao universo da arte contemporânea. A exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS" estará aberta para visitação até o dia 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita. 

Serviço

Exposição “Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS”

Abertura: 29/02
Horário: 18h
Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Visitação: de 01 de março a 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Atividades Educativas - Exposição “Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS”

Atividade 1 - 02/03: Seminário Mediação Cultural para crianças da pré-escola: o(a) docente como mediador(a)

O objetivo é refletir sobre o papel do docente da Educação Infantil como agente principal na aproximação das crianças com o museu. O seminário abordará temas como a apropriação cultural dos docentes, os trabalhos desenvolvidos com crianças pequenas e as características dos museus de arte. Haverá também uma mediação guiada pelas curadoras Mariana Prette e Isadora Heimg na exposição.

Atividade 2 - 09, 16 e 23/03: CDE ABERTO | Experimentações Artísticas para Crianças Pequenas: diálogos com a exposição “Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS”.

Em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), o Centro de Desenvolvimento a Expressão (CDE) e a arte-educadora Mariana Prette oferecem oficinas artísticas para crianças pequenas, dialogando com as obras da exposição. As oficinas serão realizadas das 14h às 16h, no CDE, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), seguidas por uma visita à exposição na Galeria Augusto Meyer.

Atividade 3 - 20/04: Seminário - crianças pequenas, museu e arte contemporânea

Destinado a professores de Educação Infantil e pesquisadores, o seminário abordará o acesso das crianças pequenas ao acervo do MACRS, com foco nas infâncias, instituições museais e produções artísticas contemporâneas. A mesa será composta pelos professores Fernanda Albuquerque, Rodrigo Saballa de Carvalho, Susana Vieira Rangel Cunha e mediado por Mariana Prette.

Secretaria da Cultura