Lanceiros Negros: projeto resgata história de escravizados traídos na Revolução Farroupilha

Projeto contou com o apoio institucional da Sedac

clarissa lima
Clarissa Lima é jornalista de carreira do estado desde 2014 e assessora de Diversidade da Sedac desde 2020 - Foto: Marcio Pimenta
Por Silvia Martins | ASCOM SEDAC

Fotógrafo radicado no Brasil, Marcio Pimenta, que trabalha globalmente para diversos clientes internacionais teve recentemente o seu projeto Lanceiros Negros publicado na revista National Geographic, edição de 24/06 deste ano. Esse projeto contou com o apoio institucional da Secretaria da Cultura (Sedac).

Feito com uma série de retratos com personalidades negras, lembra o episódio do Massacre dos Porongos, um triste capítulo da mais longa guerra civil da história do Brasil e dos escravizados traídos na Revolução Farroupilha. Trata-se de uma emboscada que vitimou mais de cem soldados negros durante a Guerra dos Farrapos. Conhecida como Revolução Farroupilha, o evento tornou-se, por um lado, o símbolo do orgulho gaúcho, mas por outro apagou a importância dos soldados negros neste episódio.

Autor da reflexão publicada na revista sob o título A ancestralidade somos nós, o escritor Jeferson Tenório afirma que "a busca por uma identidade negra que nos salve do esquecimento tem a ver com uma leitura de colonial da história. Fazer uma revisão crítica e descolonizada é fundamental para uma sociedade que precisa reconhecer as desigualdades raciais. Trazer a luta e a memória dos Lanceiros Negros, em tempos tão hostis, é um modo de reatualizar o passado, colocando à prova a capacidade de ressignificar nossa caminhada, pois rever as narrativas históricas por uma outra perspectiva nos permite exercer nossa liberdade. Importante ressaltar justamente essa palavra: liberdade", finaliza.

É exatamente por isso que Marcio Pimenta decidiu fazer esse projeto fotografando personalidades negras gaúchas como Roger Machado Marques, Beatriz Pereira, Daiane dos Santos, Jeferson Tenório, Paulo Paim, Matheus Gomes e Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Sedac. O texto da revista é assinado por Jeferson Tenório e Juremir Machado.

Retratos resgatam a história

Os lanceiros costumavam vestir a indumentária típica dos pampas: sandálias de couro cru, colete, chiripá de pano. Na cabeça, ou no braço, amarravam um pano vermelho, símbolo da República. Esta peça agora veste as 19 personalidades gaúchas que se deixaram retratar nas fotos que ilustram a matéria na revista  National Geographic.

Inspirado pelas personalidades gaúchas negras, o fotógrafo baiano radicado em Porto Alegre, Marcio Pimenta, resolveu lembrar a força e a coragem dos lanceiros negros em uma série de retratos. "Neste estado conhecido nacionalmente por episódios de racismo, quis homenagear figuras históricas que levam no sangue e na pele a integridade dos lanceiros negros", diz Pimenta.

Lanceira Negra Contemporânea

Clarissa Lima
Marcio Pimenta resolveu lembrar a força e a coragem dos lanceiros negros em uma série de retratos - Foto: Marcio Pimenta
Jornalista de formação, Clarissa Lima é assessora de Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) desde 20 de novembro de 2020. No jornalismo, tratava principalmente da diversidade racial e de gênero. Como assessora, apoiou e ajudou a construir diversos projetos com tais temáticas. Atualmente, é uma referência em cultura e diversidade no estado. Clarissa foi uma das 19 personalidades negras a ser fotografada por Marcio Pimenta, representando os Lanceiros Negros Contemporâneos para esta edição histórica da Revista.

Segundo Clarissa, o convite surgiu a partir do trabalho que ela realiza como assessora de Diversidade da Sedac no qual articulou, juntamente às instituições da secretaria, projetos voltados à questão da negritude e ações antirracistas. " Participar de um projeto como esse, que resgata a verdadeira saga do povo negro no processo de formação do RS, foi muito significativo para mim, pois se trata dos meus ancestrais. Falar dos Lanceiros Negros é mostrar um lado obscuro da história gaúcha que por muitos anos foi mascarada, é fazer um reconhecimento, ainda que tardio, de negros e negras que morreram defendendo nosso estado", explicou.

O projeto contou com o apoio institucional do Ministério Público Federal – Procuradoria Regional da Repu?blica da 4a Regia?o e da Secreta?ria de Estado da Cultura.

Marcio Pimenta

Marcio Pimenta é fotógrafo, explorador e contador de histórias visual com foco em questões humanas, socioculturais, identidade e mudanças climáticas. Com sede no Sul do Brasil. Seu trabalho foi apresentado em várias publicações impressas e online em todo o mundo, incluindo National Geographic, Rolling Stone, The Guardian, The Wall Street Journal, The New York Times e El País.

Ele é um membro internacional do The Explorers Club.

Ele recebeu vários prêmios por seus relatórios ambientais. Em 2016 e 2017 esteve no Iraque para cobrir a guerra contra o Estado Islâmico e o renascimento das mulheres yazidis. Isso resultou em seu primeiro livro de fotos, publicado em 2020, "Yazidis".

Em 2018 visitou a Antártica pela primeira vez e desde então se dedica a documentar a relação da sociedade com sua geografia e sua própria história, em identidades, tradições e manifestações econômicas e culturais.