IEAVi e MACRS apresentam programação integrada à 15ª Primavera dos Museus

6  Paulo Sergio Paradeda
Exposição Florações - Paulo Sergio Paradeda - Foto: Divulgação - Paulo Sergio Paradeda

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentam atividades em comemoração à 15ª Primavera dos Museus. Em 2021, a temática da ação, que é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é traçada a partir de “Recomeços''.

No dia 23 de setembro de 2021, às 10 horas, será inaugurada, no Hall do 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a Exposição de Itinerância do 7º Salão FUNDARTE, de Arte 10x10, com obras escolhidas pela Comissão de Seleção e Curadoria, constituída por André Venzon, Eduardo Haesbaert, Fernanda Medeiros e Mariana Silva da Silva. Enquanto isso, no 3º andar da CCMQ, na Microgaleria Tatata Pimentel, acontecerá a abertura da mostra “Florações”, mostra coletiva curada por Cacaio Praetzel.

7ª edição do Salão FUNDARTE de Arte 10x10

A 7ª edição do Salão FUNDARTE de Arte 10x10, realizado em 2019 pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE), contou com 275 obras inscritas, de 98 artistas, de 20 cidades do Rio Grande do Sul e de mais cinco estados brasileiros – Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal. Compuseram a exposição 33 obras, de 21 artistas. Destes, quatro foram premiados.

As premiações foram: em quarto lugar, Erráticos: 2, do artista Ariberto Filho; em terceiro lugar, o trabalho Sem título (Língua), da artista Marina Borges; em segundo lugar, os trabalhos Condomínio Edifício Yara I, II e III, de André Vieira; em primeiro lugar, o trabalho Cuidado Mulheres Trabalhando: Ritos de Concepção, da Artista Lis Machado.

Na 7ª edição, o artista plástico Xico Stockinger foi o homenageado. Xico é um dos mais importantes escultores do Brasil e completaria 100 anos em 2019.

O catálogo do 7º Salão FUNDARTE de Arte 10x10 pode ser acessado no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Basta acessar o site da FUNDARTE na aba Publicações - catálogo do Salão FUNDARTE de Arte 10x10.

Florações

Para a exibição da mostra temática "Florações", reuniu-se um grupo de artistas de diferentes formações estéticas. Baseados nas técnicas de pintura, aquarela e fotografia, os artistas Geraldo Lopes, Gina Eichenberg, Itamara Stockinger, Paulo Sergio Paradeda e Renato Rosa desenvolveram a temática sugerida de acordo com suas linguagens e poéticas pessoais.

Geraldo Lopes apresenta série fotográfica em tema único: orquídeas - colhidas em seu ambiente natural - com suas variações tonais. Gina Eichenberg explora a luminosidade e o ritmo dos veios delicados das florações em abordagem firme através do conjunto harmônico de suas pinturas. Itamara Stockinger se expressa em interpretação incisiva e dramática em nervosas pinceladas em postura claramente expressionista. Paulo Sergio Paradeda vasculha a sutileza das transparências em jogos sutis de cores bem aplicadas. Renato Rosa lança mão da simbologia para seus módulos florais em cores intensas em aguadas de acrílico sobre papel. O grupo escolheu a multiartista Liana Timm para expor na condição de homenageada.

“Exposição de Itinerância do 7º Salão FUNDARTE de Arte 10x10” e “Florações”

Quando: 23 de setembro de 2021, das 10h às 18h

Onde: Hall do 7º andar e Microgaleria Tatata Pimentel no 3º andar, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736).

Visitação: de 23 de setembro a 24 de outubro de 2021. De segundas a sextas, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 18h.