Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ieacen, Sesc/RS e Fundação Teatro São Pedro assinam termo de parceria de criação do Lab Multipalco

Nesta quarta foram lançados os dois primeiros editais de ocupação do Teatro Oficina Olga Reverbel

Publicação:

DSC 0361 (1)
Lab multipalco - Foto: João Boeira

A Secretaria de Estado da Cultura formalizou, na noite dessa terça-feira (11), a parceria de cooperação técnica para a constituição do Laboratório Multipalco. A iniciativa prevê um eixo formativo composto por oficinas e cursos diversos dentro do universo das artes cênicas, utilizando a inovadora e moderna estrutura do novo Complexo Cultural do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, onde ocorreu a solenidade de formalização. O documento foi assinado entre o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) - vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - a Fundação Teatro São Pedro (FTSP) e o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS). 

A iniciativa visa descentralizar a ocupação do Teatro Oficina Olga Reverbel. O Lab Multipalco contará com dois eixos de atuação: o formativo, que tem o seu primeiro curso previsto para outubro, e a ocupação descentralizada, que já conta com dois editais disponíveis para inscrição nesta quarta-feira, 12. 

Em seu discurso, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, disse que o espaço do Complexo Multipalco do Theatro São Pedro, que passa por obras de finalização do Teatro Oficina, deve ser amplamente utilizado e aproveitado. “Quando for finalizado, vamos entregar este espaço vivo pulsante, com gente usando e gastando isso. A gente tem que gastar, tirar o cheiro de novo. Vamos fazer com que as pessoas usem e abusem desse espaço, porque é para todos”, celebrou. 

DSC 0349 (1)
Secretária Beatriz Araujo durante fala na solenidade - Foto: Foto: João Boeira

Bia também agradeceu a parceria com o Sesc/RS e citou que esta é mais uma das realizações que vêm sendo feitas por meio dos investimentos do governo do Estado na cultura. “Quero agradecer a confiança que o Sesc/RS está depositando no projeto. Por muitas vezes, eu vi o Sesc como aquele que cuidava da cultura no RS e em muitos estados brasileiros, quando os governos estaduais se omitiam e deixavam de atender às demandas mínimas da cultura. Hoje, a gente tem no RS um Sesc potente e uma Secretaria de Estado da Cultura muito engajada e muito potente também, com recursos do Tesouro para trabalhar e para investir”, disse Beatriz. A secretária ainda agradeceu ao trabalho das equipes e responsáveis pelo Ieacen e pela FTSP, da Associação de Amigos do Theatro São Pedro e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) que se junta à parceria: “são momentos de muita alegria e que fazem com que a gente se inspire, que a gente acorde com vontade de ir trabalhar”.

Além de Beatriz, participaram da solenidade a diretora do Ieacen, Gabriela Munhoz;  o presidente da Fundação Teatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt; e o gerente de Cultura do Sesc-RS, Silvio Alves Bento. 

“Estamos impulsionando e dando largos e concretos passos na construção da história das artes cênicas do nosso estado. Trabalhamos com resistência proativa, e entendemos que arte é ocupar e nós estamos em ocupação e muito ocupados”, afirmou a diretora do Ieacen, Gabriela Munhoz. Durante o discurso, o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, destacou a qualidade dos trabalhos gaúchos, historicamente incentivados pela entidade. “Com o Sesc/RS, procuramos trabalhar as potencialidades do interior e a iniciativa busca tornar os grupos mais presentes na Capital. Sabemos o quanto é significativo ter esse espaço, pois temos trabalhos incríveis no estado e, às vezes, falta essa vitrine. Estamos orgulhosos dessa parceria”, declarou. 

A união de várias frentes para a concretização da ideia foi destacada pelo presidente da Fundação Teatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, que acredita que o acordo mudará a história do segmento cultural. "A partir de um espaço foi possível articular entidades, pessoas e ideias. Temos pela frente um projeto fantástico", disse. A noite contou ainda com a apresentação da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. 

Editais abertos para o segundo semestre

Já estão abertos dois editais que visam oportunizar que artistas do interior do Estado usufruam do espaço cultural da Capital. Eles podem ser acessados através das redes sociais do Ieacen. Os inscritos serão selecionados por uma curadoria para apresentações ainda em 2023. 

Editais de ocupação do Teatro Oficina Olga Reverbel/Porto Alegre

Temporada “Atos e Cenas”, para espetáculos de Teatro, Dança e Circo
Edital: acesse aqui
Temporada: de 04/10 à 13/12, com sessões às quartas-feiras, 19h
Inscrições: até 26/08
Formulário: https://forms.gle/HgT4a6A9TFdzmqzL6 

Temporada “Dança no Oficina”, para espetáculos de Dança
Edital: acesse aqui
Temporada: de 26/10 à 30/11, com sessões às quintas-feiras, 19h
Inscrições: até 02/09
Formulário: https://forms.gle/teRUtEbRQeQFtGay7

Secretaria da Cultura