Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

67ª Feira do Livro de Porto Alegre tem abertura no Memorial do RS

Publicação:

Secretária Bia Araujo   Feira do Livro
Secretária Bia Araujo representou o governador na abertura da Feira do Livro - Foto: Solange Brum - Ascom - Sedac

A tarde desta sexta-feira (29/10) marcou o retorno de uma importante peça da cena cultural gaúcha: é a 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, que volta à Praça da Alfândega com programação presencial. A abertura ocorreu no Memorial do Rio Grande do Sul, instituição cultural vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que em 2021 receberá parte do evento em sua sede.

A 67ª edição tem como tema “Para Ler um Novo Mundo” e aborda a importância da literatura na salvação de mentes e almas, especialmente durante um período tão crítico quanto o vivido em função da pandemia da Covid-19. A Feira traz de volta as barracas de livros, além de diversas atividades culturais – tanto presenciais quanto on-line. O evento conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, falou em nome do governo do Estado na abertura da Feira.  "Neste período de pandemia, tão duro em relação à Cultura, nós conseguimos, aqui no RS, apoiar todas as iniciativas de arte e cultura que estão sendo demandadas através do fortalecimento do nosso sistema estadual, injetando recursos que nunca haviam sido injetados. É muito importante que o governo do Estado, o governo municipal, os patrocinadores e a sociedade civil estejam presentes num ato que eu chamaria de revolucionário, como a realização desta feira porque, certamente, demandou muita coragem", avaliou a secretária.

Beatriz Araujo  Feira do Livro
Bia Araujo classificou como revolucionário o retorno da Feira à Praça da Alfândega - Foto: Divulgação - Ascom - Sedac

O Memorial do RS terá um papel especial na Feira de 2021. A instituição será palco para a transmissão de 36 encontros, transmitidos por lives, que trarão diversos nomes da literatura nacional e internacional. O prédio histórico também acomodará o administrativo do evento, além de ter sido escolhido para abrigar as sessões de autógrafos coletivos.

 “Para o Memorial do RS é sempre uma alegria participar de um evento tão importante e querido como a Feira do Livro de Porto Alegre. A Praça da Alfândega está em festa com o retorno da Feira, e nós fazemos questão de estarmos inseridos nessa comemoração”, destacou a diretora da instituição, Letícia Bauer.

Secretaria da Cultura