Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Último Chapéu Acústico do ano terá Nina Nicolaiewsky & Lucas Brum na BPE, dia 7/12

Show apresenta voz, guitarra e pedais com musicalidade brasileira

Publicação:

Enxame ChapeuAcustico 21 credito Fernanda Verdi
O repertório abrange composições autorais de Nina e Lucas, além de releituras de Léa Freire e João Gilberto - Foto: Fernanda Verdi
Por ASCOM | BPE

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE),  instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e o projeto Chapéu Acústico apresentam os músicos Nina Nicolaiewsky & Lucas Brum, dia 7 de dezembro, às 19h, no Salão Mourisco da BPE.

O Chapéu Acústico encerra o ano com o encontro entre os músicos Nina e Lucas. O resultado é uma conversa de voz, guitarra e pedais com musicalidade brasileira. O repertório abrange composições autorais da dupla e releituras de Léa Freire e João Gilberto, entre outros.

Nina Nicolaiewsky lançou o EP Visual Receita de Casa no dia 12 de novembro, filmado na serra gaúcha, com a participação e interpretação da atriz Márcia do Canto, mãe da cantora. A parte musical foi gravada na Berklee College of Music, onde ela recentemente terminou o Master em Performance Contemporânea. "Receita de Casa" apresenta três faixas construídas da seguinte forma: Intro, Nem tudo e Pode ser.

O Chapéu Acústico funciona com entrada livre, mediante contribuição espontânea. As reservas podem ser feitas pelo telefone ou pelo e-mail, com chegada até 15 minutos antes do início do evento. É obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação com documento, cumprindo os protocolos de saúde do Governo do Estado. O número de vagas é limitado.

Com produção de Marcos Monteiro, o projeto acontece desde 29 de setembro de 2016, sempre na Biblioteca Pública e já contou com mais de 150 apresentações, com artistas locais e estrangeiros, nos gêneros jazz, música popular, bossa nova e choro, trazendo jovens e músicos consagrados.

A diretora da Biblioteca Pública, Morgana Marcon, destaca a importância de encerrar o ano com uma representante feminina dos novos talentos. “O projeto Chapéu Acústico da Biblioteca Pública se preocupa em manter um equilíbrio, dando espaço para artistas de gêneros e estilos diversos”, salienta.

Nina credito  Paola Alfamor (1)
O EP visual de Nina Nicolaiewsk foi filmado na serra gaúcha - Foto: Paola Alfamor

Nina Nicolaiewsky

Nina Nicolaiewsky é cantora, compositora e educadora musical formada em Música Popular na UFRGS e recentemente finalizou seu Master em Performance Contemporânea com bolsa de estudos na Berklee College of Music. A artista participou de diversos grupos artísticos como UPA e Enxame e em fez uma fala no TEDx Laçador. Seu primeiro videoclipe e single "Esquina" foi premiado em diversos festivais internacionais pelo Canadá, Reino Unido e Brasil. Lançou o EP Visual Receita de Casa no último dia 12 de novembro, filmado na serra gaúcha, e que traz a participação e interpretação da atriz Márcia do Canto. A parte musical foi gravada na Berklee College of Music, em Valência, na Espanha. "Receita de Casa" apresenta três faixas construídas da seguinte forma: Intro, Nem tudo e Pode ser.

Lucas Brum credito Jp Siliprandi (1)
Lucas Brum faz parte da banda Lummi e lidera trios e quartetos de jazz instrumental - Foto: Jp Siliprandi

Lucas Brum

Lucas Brum é guitarrista, compositor e copista formado em Música Popular pela UFGRS. Faz parte da banda Lummi e lidera trios e quartetos de jazz instrumental em Porto Alegre. No inicio de 2018 ganhou o III Concurso de Composição Erudita Gramado in Concert com a peça "Synesthetic Landscape". Como copista já editou partituras para Brasil, EUA e França e participou da editoração do livro “The Brazilian Groove Book: Samba & Bossa Nova”, de Kiko Freitas (publicado pela Hudson Music).

Nina Nicolaiewsky & Lucas Brum, Chapéu Acústico

Data: 7 de dezembro

Horário: 19h

Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado - Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico

*  As reservas podem ser feitas pelo telefone (51)3224-5045 ou pelo e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com

Secretaria da Cultura