Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ abre inscrições gratuitas para oficinas de teatro, música, dança e artes visuais

Publicação:

Oficina Pandeiro Popular5 foto Divulgação CCPA
Oficina Pandeiro Popular utiliza método desenvolvido há mais de 35 anos pelo músico Zé do Pandeiro - Foto: Divulgação/CCPA
Por Daniel Scheffel Corrêa da Silva | Edição: Ludwig Larré

O Núcleo Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove novas oficinas de teatro, música, dança e artes visuais, a partir de março. As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário online, específicos para cada oficina. Todas as atividades são gratuitas, presenciais, e os ministrantes são remunerados com recursos captados pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) junto ao Banrisul, patrocinador máster da instituição. As oficinas acontecem em diversos espaços voltados à arte-educação na CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). 

Para quem se interessa por teatro, psicologia e política a oficina Teatro do Oprimido: uma vivência transformadora acontece às quintas-feiras, (3, 10, 17 e 24 de março, das 18h às 20h, na Sala Marcos Barreto - 4º andar da CCMQ). Ministrada por Araxane Jardim e Deia Alencar, a atividade propõe uma experiência prática a partir de exercícios e jogos da metodologia criada por Augusto Boal. Baseado no livro Jogos para Atores e Não Atores e em técnicas de teatro imagem, teatro jornal e teatro fórum, a oficina possibilita o contato com o teatro político de forma social, lúdica e pedagógica para que os participantes reflitam sobre as formas de opressão presentes na sociedade. São quatro aulas presenciais, com público-alvo a partir dos 15 anos. Inscrições no link.

caderno de poemas
A Oficina Caderno de Poemas é um experimento em escrita poética com encontros às sextas-feiras - Foto: Pedro Cassel

Unindo literatura e arte, a Oficina de artes visuais: Cadernos de Poemas se destina a quem quer aprender a se soltar e se divertir com as palavras. Ministrada por Pedro Cassel, a prática é um experimento em escrita poética com encontros às sextas-feiras, (4, 11, 18 e 25 de março, das 15h às 17h, na Sala Sérgio Napp 2 - 2º andar da CCMQ). A experiência aborda o texto de diferentes perspectivas, usando exercícios propostos por autores como Bernadette Mayer, Ana Martins Marquese e Francis Ponge. A atividade se desenvolve em quatro aulas presenciais, com público-alvo a partir dos 15 anos. Inscrições no link.

Oficina Pandeiro Popular2 foto Divulgação CCPA
A oficina Pandeiro Popular disponibiliza pandeiro para quem não possuir o instrumento - Foto: Divulgação CCPA

A Oficina de música: Pandeiro Popular utiliza o método didático aplicado há mais de 35 anos pelo músico Zé do Pandeiro. São oito aulas aos sábados, das 10h às 12h (dias 5, 12, 19 e 26 de março e 2, 9, 23 e 30 de abril, na Sala Marcos Barreto - 4º andar da CCMQ). As lições estão aliadas a práticas de exercícios contínuos propostos de forma ordenada. A oficina é livre para todas as idades e disponibiliza pandeiro para quem não possuir o instrumento. Inscrições no link.

Ministrada por Syl Rodrigues, a Oficina de dança: do Jazz ao Funk se desenvolve em oito aulas às segundas-feiras (7, 14, 21 e 28 de março e 4, 11, 18 e 25 de abril, das 13h30 às 15h30, na Sala Cecy Frank - 4º andar da CCMQ). A atividade dá protagonismo para as danças negras e o processo coreográfico das danças afrodiaspóricas, juntamente a passos de Hip Hop, Dance e Jazz Dance, com público-alvo a partir dos 15 anos. Inscrições no link.

A Oficina de artes visuais: uma casa, inúmeras travessas, ministrada pelo professor Fercho Marquéz-Elul, tem como tema a própria CCMQ e a forma como o espaço se articula com a comunidade e o entorno. A atividade situa a Casa de Cultura Mario Quintana como um organismo que atrai diferentes públicos, interesses e motivações, por meio da produção cultural, e propõe mecanismos artísticos expansivos e propulsores dos fazeres e da experiência estética, ética e política. As aulas ocorrem às quartas-feiras, (9, 16, 23 e 30 de março, das 15h às 17h, na Sala Sérgio Napp 2 - 2º andar da CCMQ), com público-alvo a partir dos 15 anos. Inscrições no link.

Iniciativa do Coletivo de Teatro Panapaná, a Oficina Teatro para mulheres: A cena invade a rua acontece às quintas feiras, (31 de março, 7, 14, 28 de abril, 5, 12, 19 e 26 de maio), das 15h às 17h. Cada um dos oito encontros aborda aspectos das diversidades que compõem a sociedade, como etnia, sexualidade, classe social, religião e outros. A partir das discussões, serão construídas pequenas cenas para compor o trabalho final da oficina. O resultado será o cortejo de teatro de rua “Cumadres”, a ser apresentado nas proximidades da CCMQ. A oficina se destina exclusivamente para mulheres (trans ou cis) a partir de 15 anos. As atividades acontecem na Sala Cecy Frank e Sala Marcos Barreto, ambas no 4º andar da CCMQ. Inscrições no link.

Secretaria da Cultura