Realizado com recursos da LIC, 51º Festival Internacional de Folclore segue até 4 de agosto em Nova Petrópolis
Maior evento cultural da Serra gaúcha conta com apoio financeiro da Lei de Incentivo à Cultura
Publicação:
O 51º Festival Internacional de Folclore, maior evento cultural da região serrana do Estado, ocorre em Nova Petrópolis até 4 de agosto. O projeto conta com recursos do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tendo sido aprovado para captar R$ 350 mil de empresas apoiadoras, via abatimento de ICMS. As atividades acontecem na Rua Coberta, com entrada gratuita.
Nesta edição, o evento tem como tema “A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado”. Ao longo de 17 dias, a cidade reúne culturas de diversas partes do mundo, em uma grande festa de integração entre os povos, com ações de solidariedade em prol do Rio Grande do Sul e celebrações relativas ao Bicentenário da Imigração Alemã.
Em 2024 o Festival conta com 35 grupos folclóricos – seis internacionais, quatro nacionais, cinco regionais e 20 locais –, além de coros, orquestras e bandinhas típicas. São mais de 2 mil artistas envolvidos, provenientes de países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Peru e Argentina e dos estados de Sergipe, Paraíba, Pará e Santa Catarina.
Além das apresentações de danças folclóricas, o evento inclui ainda os Desfiles de Integração, o Baile Infantil, os tradicionais Jogos Germânicos, as Panelas e Mãos da Diversidade, as Noites Culturais, as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade e o espetáculo “Linhas de Memória”, entre outras atrações.
Durante o Festival ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 19 estandes de artesanato com produtos vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira ocorre diariamente, das 9h às 21h.
Sobre o evento
Iniciado em 1973, o Festival é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, por meio de uma mescla das mais distintas manifestações culturais. Promove um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes. Inicialmente voltado a apresentações de danças folclóricas alemãs, foi reestruturado ao longo do tempo, abrindo espaço para outras manifestações artístico-culturais, de etnias distintas. Tornou-se internacional em 2009 e hoje é a maior festa cultural da cidade e da região.
Atualmente, o evento é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e conta com o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Integra o calendário anual da IOV, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.
A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do Festival e nas páginas do evento no Facebook e no Instagram.