Biblioteca Pública do Estado integra roteiro do projeto Caminhos da Matriz
Tradicional passeio ocorre no sábado (29), percorrendo prédios do Centro Histórico
Publicação:

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), vai receber a próxima edição do projeto Caminhos da Matriz, tradicional passeio por prédios históricos no entorno da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Será neste sábado (29/3), às 14h. Além da BPE, farão parte do roteiro de visitas o Memorial do Ministério Público do RS (MP/RS) e o Palácio Piratini.
Contando com a condução de um guia, a iniciativa visa apresentar a história, a arquitetura e curiosidades de instituições que integram o patrimônio cultural do povo gaúcho. O ponto de encontro será o Monumento a Julio de Castilhos. A participação é gratuita, e não há necessidade de agendamento.
Saiba mais
Criado em 2009, o Caminhos da Matriz é um programa de visitas mediadas gratuitas promovido por uma série de instituições situadas no entorno da Praça da Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz. O projeto contempla visitações aos prédios dessas instituições, passando por locais como os Memoriais do Ministério Público, do Judiciário e do Legislativo, o Palácio Piratini, o Solar dos Câmara (da Assembleia Legislativa), a Cúria Metropolitana, a Catedral Metropolitana e o Arquivo Público do RS, bem como a BPE, o Museu Histórico Julio de Castilhos e o Theatro São Pedro (instituições da Sedac).
Com passeio no último sábado de cada mês, a atividade se desenvolve em torno da praça que abriga um relevante centro político, cultural e social da cidade e do Estado. No local se instalou, originalmente, o poder regional, a Igreja Matriz e casarões residenciais da elite econômica.
Serviço
Caminhos da Matriz – visita mediada à BPE, ao Memorial do MP/RS e ao Palácio Piratini
Onde: Ponto de encontro no Monumento a Julio de Castilhos, na Praça da Matriz, Centro Histórico de Porto Alegre
Quando: Sábado (29/3), às 14h
Participação gratuita, sem necessidade de agendamento
Mais informações pelo e-mail caminhosdamatriz@gmail.com