Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mostra Entre Fronteiras reúne títulos do Brasil, Paraguai e Argentina

A programação integra o Festival Cinemateca Paulo Amorim

Publicação:

Filme Esse Fin de Semana
Filme Esse Fin de Semana - Foto: Divulgação - Cinemateca Paulo Amorim
Por Mônica Kanitz | Ascom Cinemateca Paulo Amorim Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta a Mostra Entre Fronteiras, do dia 15 a 18 de dezembro.

O programa reúne títulos produzidos na região Entre Fronteiras - formada pelo Sul do Brasil, Nordeste Argentino e Paraguai Oriental - e é um desdobramento do II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, evento de mercado e integração realizado pelo Instituto Estadual de Cinema (também instituição da Sedac) em convênio com a GramadoTur durante o 50° Festival de Cinema de Gramado.

A mostra de filmes conta com o apoio dos institutos de cinema das três regiões: Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine), Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones - Iaavim (Argentina) e Instituto Nacional del Audiovisual Paraguayo - INAP (Paraguai).

Os títulos selecionados pelo curador Giovani Borba dão conta da importância da integração entre as fronteiras e tratam de temas comuns a estas regiões, incluindo questões políticas, relações familiares e o cotidiano dos povos indígenas originários dos países retratados.

O programa apresenta um longa inédito, a coprodução Cuchillo de Palo, realizada entre Paraguai e Espanha. O público também poderá assistir a quatro curtas-metragens resultado do edital Entre Fronteiras, feito em conjunto pela Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones.

A programação faz parte do Festival Cinemateca Paulo Amorim, com patrocínio de Icatu Seguros, Rio Grande Seguros, Gerdau e Vero, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Festival inclui outras mostras e programações especiais e prevê o início da modernização das salas Paulo Amorim e Norberto Lubisco. 

Os filmes serão exibidos na Sala Norberto Lubisco, com entrada franca.

Programação

Sala Norberto Lubisco, sempre às 19h

15/12 (quinta) – Sessão de curtas Entre Fronteiras
16/12 (sexta) – Guata
17/12 (sábado) - Cuchilo de Palo
18/12 (domingo) – Esse Fin de Semana


Guata (Documentário / 2022 / BRA-ARG – 56min). Direção de Jorge Morinico, Epifanio Chamorro, João Maurício Farias.

Sinopse: O brasileiro Jorge e o argentino Epifanio são professores e, com este documentário, buscam se encontrar para investigar juntos a importância que o guata (caminhar) ancestral tem para os Guarani enquanto prática existencial, cosmopolítica e filosofia de vida. Após se conhecerem por videoconferência durante a pandemia da covid-19, diversas barreiras do mundo dos jurua (brancos) se impõem na tentativa de fazer uma viagem de Porto Alegre (Brasil) a Misiones (Argentina).

Esse Fin de Semana (Drama / 2021 / ARG/BRA – 67min). Direção de Mara Pescio, com Lola Banfi, María Paz Ferreyra, Irina Misisco, Sergio Prina, Gabriela Saidon.

Sinopse: Julia retorna para sua cidade natal após sofrer um golpe financeiro. Anos após deixar o bairro onde nasceu e cresceu, ela volta com a obrigação de assinar uma autorização para que a filha possa sair do país com o pai. Acima de tudo, ela precisa recuperar algum patrimônio que ainda possa estar lá, e isso resolveria grande parte de seus problemas atuais. Mas, este reencontro com o passado não será tão fácil quanto ela esperava, e Julia precisará lidar com tudo aquilo que deixou para trás.

Cuchillo de Palo (Documentário / 2010 / PAR-ESP – 108min).  Direção de Renate Costa.

Sinopse: O filme acompanha a investigação da misteriosa morte de Rodolfo Costa, tio da diretora, perseguido pela ditadura Alfredo Stroessner no Paraguai por conta de sua orientação sexual. Conhecido pela sua alegria, ele foi o único de seus irmãos que decidiu não seguir a profissão de seu pai e quis se tornar bailarino. Usando a própria memória e entrevistando pessoas que viveram nessa época, a cineasta descobre que seu tio fazia parte da "lista dos 108", um grupo de homossexuais que foram perseguidos, presos e torturados pelo regime.

Sessão de Curtas Entre Fronteiras:

Maragato (Ficção, 2021, BRA-ARG – 28min). Direção de Elia Guerin. Sinopse: O último prisioneiro de um exército decadente tem no rio sua única salvação – e a fronteira se abre como um passo entre a vida e a morte.

El Outro Lado (Ficção, 2021, BRA-ARG – 16min). Direção de Daniel Pérez. Sinopse: Ingrid, uma adolescente de 13 anos, precisa cuidar da casa após a morte da mãe e conviver com o irmão, o pai e um tio.

Um Tempo para Mim (Documentário, BRA-ARG, 2021, 21min). Documentário de Paola Mallmann. Sinopse: Florência fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua. Ela é criada pela avó e segue a rotina e os costumes de sua tradição mbya-guarani.

Tekoa (Documentário, 2021, BRA-ARG – 20min). Direção de Aymará Schwieters. Sinopse: Marcial volta à sua aldeia e faz algumas reflexões sobre a vida e o cotidiano neste lugar.

A Rede de Cooperação Audiovisual Entre Fronteiras

A Rede de Cooperação Audiovisual Entre Fronteiras vincula organizações de trabalhadores, empresas e entidades governamentais para o desenvolvimento audiovisual do Sul do Brasil, Nordeste Argentino e do Paraguai Oriental.

A força da Rede baseia-se na história compartilhada, na cultura em comum e na construção de políticas públicas audiovisuais na região, fruto de análises e propostas que expressam os interesses coletivos.

 

 

Secretaria da Cultura