Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

A cultura e o futuro das tradições em exposição no Museu Farroupilha

Abertura será nesta quinta e faz parte da programação da 17ª Semana dos Museus

Publicação:

WhatsApp Image 2019 05 15 at 14 21 41
Acervo da exposição; A roupa que veste a cultura. Foto:Francieli Domingues
 
Em comemoração a 17ª Semana Nacional dos Museus (13 a 19 de maio) – temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) -, o Museu Histórico Farroupilha (Rua Cel. Pedroso, 77, Piratini)apresenta, a partir desta quinta-feira (16) até 30 de maio, a exposição ''A roupa que veste a cultura”.
WhatsApp Image 2019 05 15 at 14 21 40
Peça da exposição; A roupa que veste a cultura/ Foto: Francieli Domingues
 
Compõem a mostra vestuário, acessórios e quadros, que retratam em imagens e textos, a história da indumentária gaúcha, desde 1.700. Com viés educativo, a exposição oferecerá ainda, palestra para alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais urbanas de Piratini –  agendamentos podem ser feitos pelo telefone (53) 3257-1481. Para os estudantes do ensino fundamental, a proposta é que cada um deles desenhe e comente a peça que mais lhe chamou atenção. Para os do ensino médio, o foco estará nas diferenças da cultura e da tradição.
 
A exposição também estará voltada para a sétima arte. Vai ter sessão de cinema, com apresentação do documentário “Viventes – a proteção e a memória do Rio Camaquã”, uma parceria com a Associação dos criadores do Cachorro Ovelheiro.
 
“A cultura é um fenômeno atemporal, que se expressa das mais diferentes formas; é o ato de lutar contra as adversidades de nosso meio; é o que nos difere dos demais seres vivos”, reflete a diretora da instituição, Francieli Domingues. E complementa: “na semana de museus, estaremos vestindo a cultura de um gaúcho que fez de sua pilcha instrumento para o trabalho, apetrecho para o frio e a chuva, armadura de guerra e reflexo de sua ciência popular; característica de sua gente e marca de sua história.” 
WhatsApp Image 2019 05 15 at 14 21 41 (1)
Exposição A roupa que veste a cultura / Foto:Francieli Domingues
 
Serviço
 
Exposição: ''A roupa que veste a cultura ''
16 a 30 de maio
Terça a sexta: 9h às 11h30
Sábados e domingos: 14h30 às 17h
Entrada franca
Secretaria da Cultura