Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MACRS e AAMACRS apresentam a exposição 'A mão encantada e outros trabalhos exemplares'

Publicação:

A mão encantada FabioDelRe 1
A mostra reúne trabalhos inéditos de Michel Zózimo - Foto: Divulgação - MACRS
Por ASCOM | MACRS | Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), e da Associação dos Amigos do MACRS (AAMACRS) apresenta a exposição 'A mão encantada e outros trabalhos exemplares', a partir do dia 11 de maio, às 19h. Organizada por Michel Zózimo, a mostra reúne trabalhos inéditos do artista, através dos quais o público se depara com figuras monstruosas, grotescas ou líricas.

A ideia de aparição é uma constante na exposição. As quimeras que habitam contos fantásticos, passagens religiosas, lendas e filmes de ficção científica figuram em diferentes momentos da mostra, seja por desenhos, pinturas, textos ou objetos em grande escala. O trabalho que intitula a exposição, a Mão Encantada, é exemplo disso, ao representar em grande formato, um ser híbrido entre planta e animal.

Interessado mais no caráter processual da mostra, Michel orbita sobre um mesmo universo imaginário já explorado em seus desenhos - coisas visíveis em enciclopédias e aparições em vigília - agora transpostos para novos suportes. "Produzido nos últimos meses, o conjunto das obras da mostra funciona como um sumário, apresentando novos assuntos de interesse. A partir do convite para fazer a exposição, comecei a executar trabalhos que antes só existiam como projetos. Há muito tempo queria fazer as experiências com cloro e linho, assim como os trabalhos em grades de ferro. No momento em que há essa transposição, acontece também a alteração das lógicas internas desses desenhos”, explica o artista.

Zózimo também é um dos convidados do Clube do Colecionador da AAMACRS, cujo objetivo é estimular o colecionismo, valorizar a arte através da produção de obras contemporâneas e levantar fundos para a qualificação da nova sede do Museu, no 4° distrito. Ao lado de Lia Menna Barreto e Bruno Novelli, o artista irá criar uma obra inédita, exclusiva para membros do clube. A curadoria desta edição é de responsabilidade de Gabriela Motta.

Michel Zózimo

Possui doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS e é professor de Artes Visuais no Colégio de Aplicação (CAp/UFRGS). Seus trabalhos partem de distintos assuntos, os quais são originários de pesquisas visuais realizadas por velhas enciclopédias impressas. Entre eles, destacam-se a formação de pedras, a origem dos vulcões e das montanhas, a queda de meteoritos, os planetas que nos cercam, as estranhas formas de corais, conchas e árvores, a possível existência de objetos voadores não identificados e a execução de truques de mágica.

'A mão encantada e outros trabalhos exemplares'

Abertura: 11/05

Horário: 19h

Visitação: de 12/05 a 10/07, de segundas a domingos, das 10h às 18h

Local: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS, na Galeria Sotero Cosme, 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Secretaria da Cultura