Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) celebra 63 Anos com lançamento do projeto "CDE Digital"

Plataforma inovadora organiza, digitaliza e disponibiliza acervo documental do CDE

Publicação:

CDE DIGITAL   63 ANOS HORIZONTAL
. - Foto: Divulgação - CDE
Por Ascom CDE | Edição Silvia Martins | Ascom Sedac

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), lança na próxima sexta-feira (12) "CDE Digital", projeto que celebra os seus 63 anos. A iniciativa tem como objetivo publicar documentos que resgatam a memória da arte e educação no Estado, desde a fundação da então "Escolinha de Arte de Porto Alegre" até sua formação atual, o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE). São mais de 60 mil documentos, incluindo arquivos administrativos, registros de projetos educativos e expositivos, fotografias e trabalhos de alunos, que contam parte dessa história.

Através dessa iniciativa, "CDE Digital" busca preservar e compartilhar o rico acervo cultural da instituição, permitindo que a comunidade tenha acesso a essa importante trajetória artística e educativa.

Como marco inicial do projeto serão publicados no site "Acervos da Cultura" (https://acervos.cultura.rs.gov.br) os primeiros documentos relacionados à criação do CDE. A iniciativa dos "Acervos da Cultura do RS na web" visa proporcionar acesso a informações contextualizadas, estruturadas e reutilizáveis sobre os acervos preservados pela Sedac, através de uma ferramenta de busca eficiente. 

Em abril de 1961 nasceu a Escolinha de Arte de Porto Alegre, em uma casa ao lado do Theatro São Pedro. As professoras Lygia Dexheimer Ali Sheik e Carmem Weck dos Santos introduziram novas ideias baseadas na "Educação Através da Arte" e no "Movimento de Escolinhas de Arte", após estagiarem com o professor Augusto Rodrigues na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro. 

Em 1984, a Escolinha de Arte de Porto Alegre mudou de nome para Centro de Desenvolvimento da Expressão, para se alinhar às novas ideias de arte-educação. Desde então, o CDE, atualmente sediado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), tem sido fundamental para o desenvolvimento da arte e educação no Estado.

O projeto "CDE Digital" visa organizar, digitalizar e disponibilizar o acervo documental da instituição, permitindo que pesquisadores interessados na arte, na educação e na história do Centro possam acessar esse material histórico de forma on-line e gratuita. 

Serviço

Aniversário de 63 anos do CDE

Lançamento do projeto “CDE Digital”, no site “Acervos da Cultura 

Data: 12/04, sexta-feira

Local: on-line, no site

Secretaria da Cultura