Gramado in Concert conta com financiamento da LIC
Festival internacional de música erudita encerra programação no sábado (8)
Publicação:
![Secretária Beatriz Araujo ao lado de jovens músicos](/upload/recortes/202502/07153932_161040_GD.png)
Termina neste sábado (8/2) a 11ª edição do festival internacional de música erudita Gramado in Concert. Realizado desde o dia 1º deste mês, o evento oferece uma programação gratuita e diversificada que combina apresentações de grupos renomados com atividades formativas. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), autorizou o festival a captar R$ 349.850,00 por meio do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, prestigiou o evento nessa quinta-feira (6/2).
As atrações ocorrem na Rua Coberta e na Expogramado (no Palco Araucária e no Palco Hortênsia), ambos na região central da cidade. Na Rua Coberta, grupos de câmara apresentam um repertório mais informal, com obras populares e eruditas. Já o Palco Araucária recebe recitais de alunos e grupos de câmara para a apresentação de obras em estilo formal, interpretadas de maneira acústica e intimista. No Palco Hortênsia, por sua vez, são promovidos grandes concertos, um recital de professores e o concerto de encerramento.
Orquestras conceituadas – como a Orquestra Jovem de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Orquestra Filarmônica da UFRGS – integram a programação, que conta ainda com oficinas para alunos ministradas por professores de renome. Essas atividades formativas incluem ensaios de naipe e outras experiências que conectam jovens músicos a grandes talentos do cenário erudito. O evento está reunindo 200 estudantes, entre participantes de oficinas e integrantes de orquestras e grupos de câmara.
Promovido pela Gramadotur, o festival tem direção artística de Leandro Libardi Serafim e Allan John Lino. A programação completa está disponível aqui, e mais informações podem ser conferidas no site e na página do evento no Instagram.