Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Exposição “Acervo em movimento” reestreia em versão inédita com nova seleção de obras

A mostra apresenta aquisições recentes, diálogo com a exposição de Carlos Vergara e estreias de artistas no programa

Publicação:

Maria Tomaselli
(Innsbruck/Áustria, 1941)
Totens, 2014
Maria Tomaselli (Innsbruck/Áustria, 1941) Totens, 2014 - Foto: Divulgação - MARGS
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), reestreia a exposição "Acervo em movimento", com uma seleção renovada e inédita de obras. Essa nova versão do programa expositivo de longa duração, que tem como objetivo exibir publicamente o acervo do MARGS, ocupa permanentemente três salas no segundo andar do museu e poderá ser conferida a partir deste sábado (10), permanecendo em exibição até o dia 05 de maio.

A visitação estará aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h), com entrada gratuita. Grupos interessados em visitas mediadas ou visitas técnicas podem agendar através do e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

A nova exposição apresenta uma alteração parcial em relação à configuração anterior da mostra, que ocorreu entre setembro e janeiro: saem algumas obras e entram outras de acordo com critérios e enfoques como aquisições recentes, incluindo obras que foram adicionadas ao acervo em 2023, o que pode ser conferido nas etiquetas nas paredes; diálogo com a exposição de Carlos Vergara, que está sendo apresentada no segundo andar do MARGS entre fevereiro e maio de 2024, com a reunião das duas obras do artista que fazem parte do acervo do museu; homenagens póstumas aos artistas Alexandre Navarro Moreira (1974-2023), Fernando Baril (1948-2023) e Gelson Radaelli (1960-2020); e obras de artistas que estão participando pela primeira vez do programa "Acervo em movimento", que está em operação desde 2019.

Além disso, algumas obras da versão anterior permanecem expostas, prolongando a duração do segmento que complementa a exposição da artista e professora Christina Balbão (1917-2007), que está sendo apresentada no primeiro andar do MARGS até março de 2024. Essas obras são do século 20, principalmente em pintura e escultura, e foram criadas por artistas que foram colegas e professores de Balbão. A intenção é destacar uma "época artística", reunindo importantes nomes da história da arte sul-rio-grandense, desde o acadêmico até o moderno, como Ado Malagoli, Alice Brueggemann, Alice Soares, Angelo Guido, Carlos Tenius, Fernando Corona, Francis Pelichek, João Fahrion, José Lutzenberger, Leda Flores, Libindo Ferrás, Luis Maristany de Trias e Sonia Ebling.

Mais de 60 obras do acervo artístico do MARGS, de mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros, estão sendo apresentadas em três salas da exposição "Acervo em movimento". Essa exposição é uma amostragem diversa, abrangendo desde a década de 1920 até a atualidade, em diferentes formas de expressão artística, como pintura, escultura, objeto, desenho, gravura, videoperformance, fotografia, fotoperformance e processos híbridos e multimeios.

Fernando Baril (Porto Alegre/RS, 1948 – Porto Alegre, 2023)
Fernando Baril (Porto Alegre/RS, 1948 – Porto Alegre, 2023) - Foto: Divulgação - MARGS

O programa "Acervo em movimento" foi criado em 2019 com o objetivo de expor o acervo do MARGS ao público por meio de uma exposição de longa duração, que utiliza a estratégia de substituição frequente das obras em exibição. Dessa forma, as obras são trocadas regularmente para manter uma renovação constante do conjunto em exibição.

Segundo Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, "com a estratégia de rotatividade das obras expostas, as substituições geram recombinações que buscam propor novos diálogos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que valoriza a experiência e a descoberta. O 'Acervo em movimento' ocupa três salas no segundo andar do MARGS e funciona como uma exposição de longa duração, porém com a substituição regular das obras, cumprindo assim o compromisso e a responsabilidade do museu de apresentar permanentemente o acervo do MARGS e suas novas aquisições".

Serviço

Reestreia da exposição de longa duração com rotatividade de obras do acervo do MARGS

Data: a partir de 10/02 (sábado) até 05/05
Local: 2º andar do MARGS (galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido) - Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita -  Visitas mediadas às exposições e visitas técnicas para grupos e escolas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br

Secretaria da Cultura