Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado abre inscrições para expositores na 3ª Feira Gráfica de Quadrinhos

As inscrições estão abertas até 10 de abril

Publicação:

Gibizeira
O evento, com curadoria de Guilherme Smee, faz parte da programação do Mês da Mulher - Foto: Divulgação - BPE
Por Cláudia Antunes | Ascom BPE Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

Uma notícia que deverá agradar os fãs e profissionais de fanzines e revistas em quadrinhos é de que nos dias 6 e 7 de maio, das 13h às 19h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - promoverá a 3ª Feira Gibizeira, com exposição, oficinas, bate-papos e venda de HQs. A curadoria é de Guilherme “Smee” Miorando, pesquisador dos quadrinhos e incentivador da Gibiteca. 

O evento é resultado do sucesso das edições anteriores da Gibizeira que ocorreram em 2022 e lotaram os salões da BPE.

Para participar como expositor é necessário fazer a inscrição por meio do formulário no link, até o dia 10 de abril e o encerramento ocorrerá às 23h59. As mesas para expositores estarão disponíveis a R$ 60,00 por expositor, e a entrada para a participação do público será gratuita.

Guilherme Smee explica que a Gibizeira é uma feira de quadrinhos e humor gráfico que tem como direcionamento dar destaque para a produção desse tipo de material, principalmente aquele realizado no RS. “Este é o segundo ano da Feira Gibizeira em sua terceira edição. Estamos muito contentes com o resultado das edições anteriores e desejamos ampliar nosso alcance e escopo. Queremos que a Gibiteca BPE continue sendo um espaço que congrega quem consome, quem produz e quem ama quadrinhos, auxiliando, assim no fomento da cena da nona arte no Rio Grande do Sul”, salienta o curador.

Sobre a Gibiteca BPE

A Gibitec Uma notícia que deverá agradar os fãs e profissionais de fanzines e revistas em quadrinhos é de que nos dias 6 e 7 de maio, das 13h às 19h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - promoverá a 3ª Feira Gibizeira, com exposição, oficinas, bate-papos e venda de HQs. A curadoria é de Guilherme “Smee” Miorando, pesquisador dos quadrinhos e incentivador da Gibiteca. 

O evento é resultado do sucesso das edições anteriores da Gibizeira que ocorreram em 2022 e lotaram os salões da BPE.

Guilherme Smee explica que a Gibizeira é uma feira de quadrinhos e humor gráfico que tem como direcionamento dar destaque para a produção desse tipo de material, principalmente aquele realizado no RS. “Este é o segundo ano da Feira Gibizeira em sua terceira edição. Estamos muito contentes com o resultado das edições anteriores e desejamos ampliar nosso alcance e escopo. Queremos que a Gibiteca BPE continue sendo um espaço que congrega quem consome, quem produz e quem ama quadrinhos, auxiliando, assim no fomento da cena da nona arte no Rio Grande do Sul”, salienta o curador. a BPE foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos.

O espaço vem crescendo e conquistando espaço na Biblioteca e na preferência dos leitores ? com consultas diárias e eventos mensais ? envolvendo quadrinistas, editores, desenhistas e profissionais de áreas afins, para discutir assuntos que envolvem a cultura pop e o mercado de trabalho.

Com o crescimento da Gibiteca, foi criada uma mascote para aproximar o público leitor de quadrinhos – que recebeu o nome de Teca – pelas mãos do ilustrador e quadrinista Thiago Krening. Em 2022, comemorando o aniversário de um ano do espaço, foi criado outro mascote, o Giby, por Leandro Dóro, designer e quadrinista.

A instituição oferece um acervo de mais de 8 mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, primeiro piso da BPE.

O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics, em coleções e números avulsos, e também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros.

 Sobre o curador da Feira Gibizeira

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim/RS em 1984. É doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Memória Social e Bens Culturais. Especialista em Imagem Publicitária e em Histórias em Quadrinhos. Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Pesquisa quadrinhos e suas intersecções com gênero, bem como outras aproximações da nona arte com elementos socioculturais. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Foi fundador e fez parte do conselho editorial da Não Editora. Participou de diversas coletâneas de contos, histórias em quadrinhos e artigos acadêmicos, algumas delas organizadas pelo próprio Smee. Manteve por dez anos o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com.

Serviço

O quê: 3ª Feira Gibizeira

Quando: 6 e 7 de maio de 2023

Horário13h às 19h

Onde: Gibiteca BPE (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)

Inscrições: para expositores até 10 de abril no link 

Informações: bibliotecapublicadors@gmail.com

*Entrada gratuita

 

Secretaria da Cultura