Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituições da Sedac propõem atividades virtuais

Publicação:

essa
Acervo e atividades online estão disponíveis.
Por Lars Erik | Ascom Sedac

Embora suspensas as atividades nas instituições culturais do Estado desde a quarta-feira (18/3), devido à pandemia de coronavírus no país, a Secretaria da Cultura (Sedac) está propondo práticas virtuais, em suas redes, durante período de quarentena. Fique atento às postagens e ações virtuais de nossas instituições no Facebook e Instagram. Curta, comente, participe e compartilhe.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)

O MARGS disponibiliza o acervo através do seu site, onde é possível acessar e navegar pelas obras na aba “acervo” ou diretamente através do link margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras. A instituição tem mais de 5.000 obras de arte em seu acervo, abrangendo desde a primeira metade do século 19 até os dias atuais. A coleção reúne diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outros. Em sua conta do Instagram, o MARGS interage com seus seguidores por meio das hashtags #museuemcasa e #museumfromhome. Na plataforma, a instituição compartilha conteúdos e convida os seguidores a postarem imagens e relatos de suas lembranças e experiências no museu.

Redes Sociais: museumargs
Site: margs.rs.gov.br
Youtube: youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w

IECine RS e Cinemateca Paulo Amorim

O Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul e Cinemateca Paulo Amorim estão disponibilizando links de produções audiovisuais gaúchas, nas redes sociais, com o objetivo de manter o vínculo da população com o cinema durante o período de quarentena. 

Redes Sociais Iecine: iecine.rs
Instagram Cinemateca: cinematecapauloamorim
Facebook Cinemateca: cinemateca.pauloamorim

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)

O MuseCom também está utilizando as plataformas digitais para oferecer ao público conteúdos culturais durante a quarentena. Utilizando os stories em seu perfil do Instagram, o Museu organiza e disponibiliza diversas recomendações de músicas, filmes e literatura, priorizando a produção local - gaúcha e brasileira. Para participar desta corrente e construção de um banco de dados digital de lazer, basta publicar sua sugestão de conteúdo, marcando o perfil da instituição no Instagram e/ou utilizando a hashtag #MuseCom.

Facebook: visitemusecom | Instagram: visitemusecom

Theatro São Pedro

A Orquestra do Theatro São Pedro compartilhará as óperas e concertos completos no seu canal no Youtube. A instituição irá postar os links em seus perfis no Facebook e Instagram, incentivando o público a ficar em casa através das hashtags #TheatroSãoPedroemCasa, #CulturaEmCasa e #FiqueEmCasa. Além disso, o seguidor que postar fotos marcando o perfil do Theatro São Pedro no Instagram terá sua foto compartilhada nos stories. A escolha das fotos é livre: fotos de show, peça, selfies com o lustre, fotos na fachada ou qualquer lembrança boa dentro do teatro.

Facebook: theatroSaoPedro | Instagram: teatrosaopedro
Site: teatrosaopedro.com.br
Youtube: youtube.com/channel/UC01o5iu-oc2oxFPchS9eKVA

Museu Histórico Farroupilha (Piratini)

Situado no município de Piratini, na zona sul do Estado, o Museu Histórico Farroupilha está propondo atividades que aproximem, de modo virtual, as pessoas da instituição. Inicialmente, o museu está ofertando matérias e conteúdos interativos no Instagram e Facebook, criando uma série de publicações que trazem curiosidades históricas, lendas e causos regionais.

Facebook: museupiratini | Instagram: museufarroupilha

Museu Estadual do Carvão

O Museu Estadual do Carvão, situado em Arroio dos Ratos, quer contar a história de todos que passaram pelas ruínas da antiga usina de carvão onde está sediada a instituição. O museu está pedindo que as pessoas enviem fotos e histórias de momentos especiais pelo email museudocarvaooficial@gmail.com.

Facebook: museucarvao | Instagram: museudocarvaooficial

Discoteca Pública Natho Henn

A sugestão da Discoteca Pública Natho Henn é para todos aqueles que gostam de música e estavam sem o tempo especial que ela merece. Você ainda lembra do disco que marcou a sua adolescência? E aqueles vinis guardados ou CD’s esquecidos? Sua playlist do Spotify está atualizada?  A sugestão é investir o tempo do isolamento social para escutar uma boa música.

Facebook: natho.henn | Instagram: nathohenn

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Com os espetáculos suspensos, a Ospa disponibilizou, em seu canal no Youtube, 20 vídeos com gravações dos concertos de 2019.

Redes Sociais: ospabr
Site: ospa.org.br/
Youtube: youtube.com/user/ospaRS 

Edição: Newton Silva

Secretaria da Cultura