Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Última edição do ano da festa literária BPE + Cultura acontece no próximo sábado

Publicação:

BPE + Cultura 3
O BPE + Cultura acontece no primeiro final de semana de cada mês, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara - Foto: Divulgação - BPE
Por ASCOM | BPE Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A última edição do ano da festa literária BPE + Cultura acontecerá no próximo sábado (02), das 12h às 18h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Em caso de chuva, o evento será realizado dentro da biblioteca.

Nesta edição, haverá teatro infantil, jogos, capoeira, samba, maculelê, recital de poesia e música. Todas as atividades são gratuitas. 

Breve histórico

No dia 5 de agosto, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) lançou um novo projeto que agitou o Centro Histórico de Porto Alegre: o BPE + Cultura. O evento atraiu a atenção da comunidade porto-alegrense, com a presença de 17 expositores que reuniram literatura, quadrinhos, objetos relacionados aos livros e à cultura pop, vinis, além de food-trucks, artistas e contadores de histórias, que fizeram parte da programação da festa literária.

A ideia de levar a biblioteca para a rua no primeiro sábado de cada mês, em frente ao prédio centenário localizado na Rua Riachuelo, 1190, superou as expectativas. O evento contou com a presença de profissionais da imprensa, escritores, visitantes ilustres e representantes do setor cultural do Estado do RS e do município.

O projeto acontece no primeiro final de semana de cada mês, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, mantendo o acesso liberado aos moradores, das 12h às 18h. Em caso de chuva, os expositores montarão suas bancas dentro da Biblioteca Pública do Estado.

A diretora da BPE, Ana Maria de Souza, explica que o objetivo principal do evento é ampliar o acesso ao livro e à leitura. Além disso, a presença dos livreiros do Centro Histórico, nas proximidades da biblioteca, contribui para a revitalização da região e oferece mais um espaço de lazer, educação e entretenimento na capital. “Com a participação dos livreiros do Centro Histórico, nas imediações da Biblioteca, pretendemos contribuir com a revitalização do Centro Histórico e oferecer mais um espaço de lazer, de educação e de entretenimento na capital. Ao mesmo tempo, por estarmos cercados de uma vizinhança rica em referências ligadas à cultura e aos livros, a BPE quer promover o fortalecimento do comércio local e os vínculos com a comunidade”, conclui.

Nesta edição, haverá a parceria da EPTC, com atividades da Escola de Educação para Mobilidade no Trânsito.

Destaques dessa edição

Recital de Poesia e Contrabaixo "Teu Silêncio" - 17h, no Salão Mourisco da BPE

A escritora Andrea Barrios e o músico Alexandre Ritter apresentam um repertório de poemas de autoria da própria Andrea e obras de Johann Sebastian Bach, Henry Eccles, Marin Marais, Henry Purcell e Antonio Vivaldi. O recital é um convite à celebração da arte e ao encontro de suas diferentes expressões. Este raro encontro entre música barroca e poesia contemporânea prestigia o patrimônio histórico, artístico e cultural da Biblioteca Pública do Estado.

O Teatro de Caixa – 14h

O espetáculo O Teatro de Caixa é o resultado de uma pesquisa de cinco anos realizada pelo ator e cenógrafo Rudinei Morales e dirigido pela diretora e atriz Liane Venturella. A pesquisa foi focada no Toy Theatre, uma variante do Teatro de Figuras que se popularizou na Europa a partir do século XVIII. O Toy Theatre consistia em livros e catálogos que eram vendidos com ilustrações de teatros e personagens, acompanhados de textos clássicos, e deveriam ser recortados e montados em casa por toda a família.

Para adaptar a antiga linguagem à cena atual, foi necessário desenvolver uma estrutura cênica que reproduzisse o que o Toy Theatre exigia antigamente: uma pequena réplica de teatro, uma história e as figuras dos personagens. A solução encontrada foi a técnica de Escultura Autômata, que consiste na aplicação de mecanismos que adicionam movimento a determinadas partes de uma escultura. O resultado é o que dá nome ao espetáculo: O Teatro de Caixa, uma caixa com um pequeno teatro dentro. Os personagens e cenários são encobertos por pequenas coxias e são acionados manualmente através de mecanismos. Essa caixa é totalmente desmontável e contém princípios que lembram uma antiga máquina ou um velho brinquedo.

Classificação: Livre
Direção e Figurino: Liane Venturella
Textos e Atuação: Rudinei Morales
Trilha Sonora Original: Álvaro RosaCosta
Fotografias: Fábio Zambom, Kiran Federico León, Gabriela Argenta, Rafael Pires, Rodrigo Shalako, Odair Fonseca, Ricardo Ferreira, Abraão Correa
Ilustrações e Cenografia: Rudinei Morales
Dubladores: Heinz Limaverde, Miriã Possani e Rafael Rossa
Orientação Coreográfica: Ana Medeiros

Jogo "Quem Deu as Cartas na História", de autoria de Silvio Romero – 16h

O projeto "Cartas na História" surgiu em 2016 com o objetivo de tornar o aprendizado da história mais atrativo. Aproveitando a dimensão lúdica, recreativa e socializante dos jogos, lançamos nossa coleção, que hoje é composta por jogos de cartas tipo "super-trunfo", jogo de tabuleiro e jogos de memória.

O objetivo do projeto é incentivar os estudantes a se envolverem mais no aprendizado de história por meio de jogos que podem ser utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula. Ao fornecer aos professores materiais de qualidade e embasamento acadêmico, com custo acessível, o projeto Cartas na História busca se tornar uma ferramenta de aprendizado e formação da cidadania.

No dia do evento, o público terá a oportunidade de jogar e adquirir os jogos, além de receber informações e demonstrações do seu criador.

Confira a programação completa do BPE + Cultura

Sábado, 2 de dezembro

12h - Abertura: Exposição de Arte Vestível da artista Jeannine Art Wear, inspirada no prédio da Biblioteca Pública do Estado. Local: hall de entrada da BPE
13h - Apresentação de Capoeira, Maculelê e Samba com Mestre Didi
14h - Programação infantil: "Teatro de Caixa". Direção de Liane Venturella e atuação de Rudinei Morales
15h - Contação de histórias e sessão de autógrafos do livro "Baby Milo" de Ana Stela Goldbeck, da Editora Libretos
16h - Demonstração do jogo "Quem Deu as Cartas na História" de autoria de Silvio Romero
16h - Programa da EPTC de Educação para mobilidade no trânsito
17h - Recital de Poesia e Contrabaixo: "Teu Silêncio" com Andrea Barrios e Alexandre Ritter, no Salão Mourisco
18h - Encerramento

Serviço

BPE + Cultura – Festa de livros, música, arte e gastronomia

Data: 02/12
Horário: 12h às 18h
Local: Rua Riachuelo, em frente ao prédio da Biblioteca Pública do Estado. Entre a rua João Albuquerque (Largo João Amorim de Albuquerque) e a rua General Câmara.

*Entrada gratuita. Em caso de chuva, o evento acontece dentro da BPE

Secretaria da Cultura