Edital de Culturas Populares tem inscrições abertas até agosto

Lançamento é da Secretaria Especial da Cultura (Ministério da Cidadania)

Culturas Populares 2019
Culturas Populares 2019 - Foto: Divulgação
Por Rafael Varela/Ascom Sedac
Estão abertas até 16 de agosto as inscrições para o Edital de Culturas Populares 2019. O objetivo é premiar iniciativas culturais voltadas para o fortalecimento das expressões da cultura popular brasileira, tendo como homenageado o cantor e compositor gaúcho Vitor Mateus Teixeira – Teixeirinha.

O Edital foi publicado no Diário Oficial da União dia 24 de junho pela Secretaria da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura (Ministério da Cidadania). As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb ou por via postal.  Informações a respeito do Edital na página www.culturaspopulares.cultura.gov.br.

Em sua 7ª edição o Edital  vem, desde 2007, reconhecendo e premiando iniciativas culturais realizadas por pessoas físicas e jurídicas. Ao longo desses anos, já foram concedidos R$ 28.750.000,00 em 2 mil e 45 iniciativas premiadas.

Nessa edição serão contempladas 250 iniciativas culturais já realizadas por mestres e mestras e instituições privadas sem fins lucrativos de natureza ou finalidade cultural, já certificadas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva. Cada prêmio tem o valor bruto de R$ 20.000,00, resultando num edital no valor de R$ 5.000.000,00.

Com vistas a garantir um equilíbrio na distribuição dos recursos, os inscritos concorrerão apenas entre os demais candidatos inscritos da sua categoria e da sua região, garantindo-se a regionalização dos prêmios. Assim, os prêmios são divididos igualmente para as cinco regiões do país.