Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tem “Experiência Redoma” sábado no MAC

Publicação:

 João GG
João GG
No próximo sábado (05/10), das 19h às 21h, o Museu de Arte Contemporânea (MACRS) realizará a 4ª edição do “Experiência Redoma”. A cúpula do Jardim Lutzenberger (Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ) receberá uma obra inédita do artista João GG, aproximando o espaço do seu equivalente arquitetônico em templos sagrados. Detalhes de afrescos antigos - a maioria em estado ruinoso - serão projetados em conjunto com uma trilha de composições medievais e canto gregoriano. "Iluminura" foi concebida especialmente para o local, partindo da investigação simbólica e dos registros iconográficos de uma viagem recente do artista à Itália.
                           
EXPERIÊNCIA REDOMA
 
Com curadoria de Henrique Menezes, é uma sequência de eventos-vivos que transforma a cúpula da Casa de Cultura Mario Quintana em um ambiente de relações ativas, provocando interações da performance com a pintura e com a dança, aproximações da escultura à música, da poesia à videoarte. Marcando a retomada do espaço - fechado ao acesso do público desde 2011 - o MACRS  e a CCMQ convidam artistas de diferentes linguagens a responder à vocação da arquitetura para receber ações efêmeras e sensoriais.
 
As ações acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês e fazem parte do “Casa Exándida” – quando a CCMQ  alonga seu horário de funcionamento até a meia noite, para oferecer mais cultura a todos.
 
As próximas edições do projeto contarão com os artistas Marcelo Armani (novembro) e Élle de Bernardini (dezembro). As edições iniciais foram realizadas por Allan Seabra (julho), Carolina Marostica (agosto) e Verônica Vaz (setembro).  

João GG (Porto Alegre, 1986) produz pinturas, esculturas e instalações em que iluminação e ambientação são elementos centrais. Os trabalhos são frequentemente construídos com materiais cênicos e/ou sintéticos (isopor, gesso, lâmpadas de LED, projeção, resina, poliuretano, látex) e estabelecem diálogo com representação de paisagem, ficção, cenografia, vitrinismo, fotografia de estúdio e, de forma mais ampla, com a noção de artifício. Diversos trabalhos partem de imagens altamente codificadas para dessignificá-las ou hibridizá-las. Entre suas principais exposições estão: Retrogosto, Zipper Galeria (2019); Dear Amazon - BRAZIL X KOREA The Anthropocene, Ilmin Museum of Art, Seul (2019); Inauguração Oficial da Represa do Pacaembu, Casa Alagada, São Paulo (2019); O Aparato, Paço das Artes no MIS, São Paulo (2018); Philiosofreak, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre (2018); AI-5 50 anos, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2018).
 
Secretaria da Cultura