Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Programa LabCultura.RS inicia encontros exclusivos para projetos contemplados pela LPG

Capacitações temáticas acontecem até 15 de maio e são ministradas por especialistas do mercado cultural e da economia criativa

Publicação:

O LabCultura.RS foi lançado no dia 26 de março, no Teatro Feevale (foto)
O LabCultura.RS foi lançado no dia 26 de março, no Teatro Feevale (foto) - Foto: Divulgação Feevale

Teve início na última quarta-feira (10) a segunda etapa do LabCultura.RS, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Universidade Feevale, que busca qualificar e acelerar os projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no Rio Grande do Sul. A nova fase, que segue até o dia 15 de maio, oferece capacitações temáticas exclusivas para os proponentes contemplados nos editais 08, 09, 10, 11 e 12 da LPG.

Os encontros são virtuais e ministrados por especialistas renomados do mercado cultural e da economia criativa. Durante cinco semanas, os participantes irão aprofundar seus conhecimentos sobre assuntos específicos, escolhidos a partir dos critérios apresentados nos editais da Sedac, dos objetivos dos projetos contemplados e nos cursos de Indústria Criativa, da Universidade Feevale.

Entre as temáticas trabalhadas nos encontros estão: Desenvolvimento de Público e Engajamento; Propriedade Intelectual e Algoritmos; Planejamento estratégico e Plano de negócios; Gestão cultural, Contratos e Negociação; ID Musique (Ferramenta da especialista Dani Ribas); Presença Digital; e Tecnologias, Mulheres e Formação de redes.

Capacitações temáticas acontecem até o dia 15 de maio
Capacitações temáticas acontecem até o dia 15 de maio - Foto: Divulgação Feevale
Após as capacitações temáticas, o LabCultura.RS passa para a etapa de mentorias individuais e coletivas para o acompanhamento dos projetos contemplados. A Sedac reforça aos proponentes e integrantes das equipes que é necessário o registro prévio de seus dados para a participação nas atividades. Para isso, as informações devem ser enviadas pelo e-mail lpgrs@feevale.br. Mais informações através do telefone (51) 3586-8800, ramal 9419. 

Também é imprescindível que até duas pessoas por projeto (e da equipe) estejam cadastradas nos aplicativos de mensagens e acompanhem as atividades ao longo do programa.

Primeira fase: oficinas abertas ao público

A primeira fase do programa de aceleração aconteceu de 1º a 08 de abril e foi aberta ao público. Foram seis encontros virtuais, que abordaram os temas Pesquisa, Registro e Memória; Cultura e Educação; Festivais e Circulação; Arranjos Colaborativos; Criações Artísticas; e Audiovisual e Desenvolvimento. As oficinas estão disponíveis no YouTube da Sedac.

Banco de avaliadores representativo

Já estão disponíveis para consulta, no site da Sedac, os dados sobre o perfil dos avaliadores que compõem as Comissões de Seleção dos projetos culturais submetidos aos editais da Lei Paulo Gustavo no Rio Grande do Sul. O processo de seleção foi conduzido pela Universidade Feevale, contratada pela Secretaria da Cultura para serviços de mentoria, capacitação técnica, ações de operacionalização e estudo de dados da LPG. A relação dos escolhidos pela instituição foi submetida para validação do Grupo de Acompanhamento da Execução, composta por integrantes da Sedac e do Conselho Estadual de Cultura.

Com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão no cenário cultural gaúcho, a seleção dos avaliadores levou em conta variáveis como gênero, idade, etnia, orientação sexual e territorialidade - além da análise curricular. A experiência em áreas culturais e a capacidade de representar e amplificar as vozes de comunidades marginalizadas, incluindo minorias historicamente excluídas, também fizeram diferença na escolha dos profissionais.

Por meio da chamada pública aberta pela Sedac foram selecionados 119 avaliadores, entre 681 inscritos do Rio Grande do Sul e de outros estados. Em relação à raça/cor/etnia, 81 se declaram brancos, 20 pardos, 12 pretos, quatro totalmente misturados, um indígena e um prefere não declarar. Já sobre a orientação sexual, 92 se afirmam heterossexuais e 22 LGBTQIA+, sendo que cinco preferiram não manifestar. Confira outras informações:

Identidade de gênero

Mulher - cisgênero: 56%

Homem - cisgênero: 37%

Prefiro não declarar: 3,4%

Não binário: 2,5%

Travesti: 0,8%

Idade

36 a 45 anos: 39,5%

46 a 55 anos: 30,3%

26 a 35 anos: 14,3%

56 a 65 anos: 13,4%

66 a 75 anos: 2,5%

O relatório também indica as profissões, segmentos e faixa salarial dos avaliadores selecionados. Os dados completos, que foram compilados pelo projeto Lab Cultura.RS, podem ser acessados em cultura.rs.gov.br/banco-de-avaliadores.

Sobre os editais da LPG

A lista de projetos contemplados pelos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) foi divulgada pela Sedac em 19 de fevereiro. Foram selecionados 328 projetos, entre os 2.217 inscritos. Ao todo, 126 projetos selecionados (38,41% do total) foram propostos por pessoas negras e indígenas, incluindo as vagas reservadas por cota (30%). Foram contempladas todas as regiões do estado e todos os segmentos culturais – patrimônio e expressões culturais, artes visuais, artes cênicas, música, literatura e audiovisual (este com quatro editais exclusivos).

Secretaria da Cultura