Assinada Ordem de Serviço que autoriza início das obras no Parque Bento
Publicação:

Foi assinada nesta sexta-feira (16), a Ordem de Serviço que autoriza a realização das ações de qualificação física do Parque Histórico General Bento Gonçalves - instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), localizada em Cristal. Os recursos, na ordem de R$ 480 mil, são oriundos do programa Avançar na Cultura. O contrato foi firmado entre a Sedac e a empresa Nikolas Aguiar da Rosa Eireli.

Participaram do ato a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; o prefeito de Cristal, Marcelo Luis Krolow; o vice-prefeito, Marilnei Krüger; o diretor do Parque Bento, Eutálio Germano da Silva; e os secretários municipais Adilson Voigt (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente); Henrique Schrank Jr. (Turismo, Esporte, Cultura e Juventude); José Amarildo Vasconcelos (Fazenda); e Juliano Guerreiro da Silva (Administração e Recursos Humanos).
No início da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, o diretor do Parque Bento, Eutálio Germano da Silva, agradeceu a presença das autoridades no evento e se disse muito feliz com a autorização para a realização das ações de qualificação física do Parque Histórico General Bento Gonçalves. "É com grande satisfação que hoje podemos afirmar que as obras vão acontecer, graças ao empenho do governador Eduardo Leite", disse Eutálio.
O prefeito de Cristal, Marcelo Luis Krolow, afirmou estar honrado com a presença da secretária Beatriz Araujo para formalizar a assinatura de início das obras. " Cristal, como toda a Costa Doce, tem vontade de investir no turismo e por essa razão, esta obra é de extrema importância para o município de Cristal e região porque valoriza a nossa cultura e a nossa história. Teremos grandes eventos em 2023 nos quais poderemos divulgar o Parque Bento", finalizou
A secretária Beatriz Araujo ressaltou o esforço que foi feito, num momento de encerramento de governo, para concretizar o sonho de recuperação dos prédios de todas as instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. "Nós temos várias obras em andamento e outras por iniciar como a do Parque Bento. Com a reeleição do governador Eduardo Leite nós teremos a oportunidade de ver o nosso Estado alçar voos mais altos em termos de realizações para o RS e os municípios", pontuou a secretária.
Com a vigência da assinatura, a obra está apta a iniciar. Os trabalhos consistem em ações de conservação da sede do Parque Bento, como revisão da cobertura, recuperação das esquadrias de madeira, recuperação de rebocos e pintura geral da edificação (interna e externa), além de ações de qualificação e melhorias de suas estruturas, como reforma completa dos sanitários, cozinha de apoio, instalação de novas luminárias internas e externas, reforma das churrasqueiras da área externa e do portão de entrada do Parque.
Parque Bento Gonçalves
O Parque Histórico General Bento Gonçalves foi criado através do Decreto N° 21.624, em 28 de janeiro de 1972. Está localizado na antiga Sesmaria do Cristal, originada por uma doação de terras feita por D. João VI ao alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai do líder farroupilha Bento Gonçalves.
No seu interior foi construída, em 1976, junto às ruínas da casa original em que o general Bento Gonçalves viveu parte de sua vida, uma réplica daquela que lhe pertenceu. Nela, existe um museu que conta com um acervo de objetos relativos a um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835–1845).
Com área de cerca de 16 hectares, o Parque possui mata nativa, campos e banhados, com espaço destinado à acampamento. Possui riqueza natural, o “habitat” de várias espécies de animais e vegetais. O fundo do Parque é contemplado pelo Rio Camaquã. Além das ruínas da casa original, conta com uma possível trincheira da época da Revolução Farroupilha.
Endereço
Rodovia BR-116, KM 423 Cristal - RS