Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Exposição "Território: criações a partir do LAB.Presença" promove interação entre jovens e arte contemporânea

Projeto colaborativo do MACRS e ProJovem estimula criatividade e criticidade em adolescentes de Porto Alegre

Publicação:

Foto Aline Costa (1)
“LAB.Presença” tem como objetivo criar um espaço de convivência, de criação e de troca entre o MACRS e a comunidade - Foto: Aline Costa
Por Ascom | MACRS Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura no próximo sábado (09), a partir das 11h, na Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a exposição “Território: criações a partir do LAB.Presença”, idealizada pelo Setor Educativo do Museu.

Em março deste ano, o Educativo teve seu primeiro contato com o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) da Zona Leste , conhecido como ProJovem da Bonja e a partir desse encontro surgiu a ideia do “LAB.Presença”. O projeto tem como objetivo criar um espaço de convivência, de criação e de troca entre o MACRS e a comunidade. Criado de forma colaborativa entre os educadores do Museu, o “LAB.Presença” apresentou três eixos: território educativo, acervo e práticas artísticas.

O primeiro eixo envolveu o conhecimento da relação geográfica entre o museu e a instituição parceira, por meio de trocas de visitas dos educadores do MACRS e do grupo do ProJovem. No segundo eixo, o acervo do museu foi apresentado para os participantes, que puderam compreender como funciona um setor museológico. No terceiro e último eixo, foram desenvolvidas atividades relacionadas às exposições em cartaz no MACRS e ao acervo da instituição.

Durante o período de realização do projeto, os adolescentes puderam participar de oficinas de cerâmica, colagem, pintura e outras atividades que envolveram os territórios do Bairro Bom Jesus e do MACRS. O “LAB.Presença” proporcionou mais de 20 encontros durante seis meses de projeto e o resultado deste longo trabalho será apresentado neste sábado (09), na exposição “Território”. A troca gerada entre equipes do Museu, colaboradores do ProJovem e alunos engajou os participantes não apenas como espectadores de um espaço de arte, mas também como co-criadores deste espaço, estimulando a criticidade.

Em parceria com o CEMME (Centro Cultural da Marli Medeiros ProJovem) e coordenado pela Proteção Social Básica da Fasc, o Projovem Adolescente é um serviço de convivência com financiamento do governo federal, destinado ao público entre 14 e 17 anos de idade. Ele integra o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, com oficinas culturais e socioeducativas em turno inverso escolar. O programa também estabelece diversas atividades que propõem oportunidades de educação, qualificação profissional e cidadania.

Artistas da exposição “Território: criações a partir do LAB.Presença”

Alana Vitória Ferreira da Silva, Alisson Coelho dos Santos, Bruno Saldanha Costa, Ciro Mateus Souza da Rosa, Daniel Rosa dos Santos, Eduardo Guimarães dos Santos, Erick Pereira Vidal, Erika Duarte de Mello, Gustavo Souza dos Santos, Henrique Rodrigues dos Santos Dias, Igor Benevenuto Figueira Duarte, Igor dos Santos Rocha, Isabella Garcez Alves, Isabelly de Oliveira da Silva, João Vitor Bastos Souza, João Vitor de Lima Schimitt Júlia Utida da Costa Massi, Jullya da Rosa Meireles, Kauane Ribeiro Maciel, Laura Beronice de Lima, Lucas Galvão Reis, Luis Eduardo Rosa dos Santos, Luiz Henrique Cunha da Fonseca, Maria Clara Santana Cardoso, Marjorie Isabelle Machado de Jesus, Matheus Gabriel Rosa dos Santos, Matheus Henrique da Silva Fraga, Mellany Flores da Silva, Mikaele Campos Ribeiro, Mikaely Kauany Marques Silveira, Mirela Souza de Souza, Mylla Gabriela Silva, Nathália Garcez Alves, Nicolas Centeno Santana, Nicolas Eduardo Sebastião Benites, Rafaela Thais Britto Ferreira, Rebeca da Silva Barcelos, Rayane Vieira Ribeiro, Roberta dos Santos Nunes, Stanley Seneck Magliore Prosper, Stephany da Rosa Barbosa, Thabata Inácio Franzen Martins, Thayná da Rosa Vidal, Thiago Roberto Lucena Real Júnior, Vitória Linhares da Silva, Wellyton Pereira Alves, Wemely da Silva Herold, Wesley Uilian Teixeira da Silva, Yarlei Marques da Silva, Yasmin Silva Pinto, Ylla Mychelly Santos Burque, Ysabeli Martins Alves e Ysadora da Silva Campos.

Equipe CEMME/ ProJovem Zona Leste: Jaqueline Bona, Pamela Vali, Rodrigo Calegaro e Francyne Taboada

Sobre os idealizadores do Projeto “LAB.Presença”

Daniele Alana é uma educadora, pesquisadora e produtora independente. É graduanda em História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e já fez parte dos núcleos educativos em instituições culturais como as Pinacotecas Municipais e a Fundação Iberê Camargo. Ela colaborou em diversas produções da capital, como festivais, prêmios de artes plásticas e residências artísticas. Daniele também realizou o projeto "As coisas que são ditas antes", que foi premiado no XIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Além disso, é co-criadora da Galeria de Arte Gazzebo e trabalha como coordenadora do Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS).

Kami Bou é uma artista independente e educadora. Ela é estudante de Artes Visuais na UFRGS e sua pesquisa poética envolve a ressignificação de materiais gráficos e o uso de pigmentos alternativos. Kami participou de exposições coletivas no Museu Érico Veríssimo e na Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2022, realizou sua primeira exposição individual na Fundação Ecarta e atualmente participa da exposição itinerante “Fundação Ecarta: Teu caminho é um acervo”. Kami também trabalha no Núcleo Educativo do MACRS.

Lucas Bairros é um artista visual e arte-educador formado em Artes Visuais pela UFRGS. Desde 2016, atua como propositor em projetos voltados para instituições museográficas e centros culturais. Algumas de suas atuações na área da cultura incluem a curadoria de exposições, participação em concursos artísticos e projetos contemplados. Atualmente, Lucas trabalha no Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS).

Serviço

Abertura da exposição “Território: criações a partir do “LAB.Presença”

Data: 09/12
Horário: 11h
Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre
Visitação: até 13 de fevereiro - de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

*Entrada gratuita

Secretaria da Cultura