Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Espaço expositivo do Museu de Arte Contemporânea passará por obras de qualificação

Melhorias serão realizadas na Galeria Xico Stockinger, instalada no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

Na cobertura do local, serão substituídas todas as telhas e a “pele de vidro”, e será instalado um novo projeto luminotécnico
Na cobertura do local, serão substituídas todas as telhas e a “pele de vidro”, e será instalado um novo projeto luminotécnico - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) dará início, na próxima quarta-feira (14), às obras de qualificação da Galeria Xico Stockinger, o principal espaço expositivo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Na cobertura do local, serão substituídas todas as telhas e a “pele de vidro”, e será instalado um novo projeto luminotécnico. As melhorias contam com investimento de R$ 1.309.345,38, em recursos do programa Avançar na Cultura, do governo do Estado.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, “o Avançar na Cultura representa o compromisso da gestão com o fortalecimento das instituições culturais, tanto no que tange ao patrimônio edificado quanto na ampliação de programas e equipes. São investimentos em todas as vinculadas da Sedac, potencializando a arte e a cultura do Rio Grande do Sul”. Durante a realização dos trabalhos, a galeria e a Sala Evelyn Ioschpe, no quinto andar, ficarão fechadas para visitação do público. As obras têm previsão de término em cinco meses e serão executadas pela empresa Volpatto e Manica Arquitetos.

A Galeria Xico Stockinger, também conhecida como “Galeria Branca”, foi instalada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) quando o prédio ganhou projeto de remodelação completa, que o converteu em centro cultural, em 1990. Assinada pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, a transformação física do Hotel Majestic em Casa de Cultura ocorreu de 1987 a 1990, entre elaboração do projeto e construção. A galeria tem uma cobertura de aço, alumínio e vidro, que cobre o lado Gasômetro do prédio. A moderna “pele de vidro” que será substituída foi projetada para dar prosseguimento à ideia de Theo Wiederspahn, arquiteto original do prédio, de equilibrar os dois volumes que compõem a fachada voltada para a av. Sete de Setembro. A tecnologia disponível nos anos 1980 atendeu aos objetivos do momento, mas demonstrou que não estava habilitada a perdurar no tempo.

Ao longo de mais de 30 anos, a Galeria Xico Stockinger foi palco de várias exposições de arte contemporânea. Inicialmente gerida pela CCMQ, começou a receber programação do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), criado em 1991, e do MACRS, fundado em 1992. Em 2011, o espaço passou a ser administrado exclusivamente pelo MACRS e, atualmente, é a principal galeria do Museu, junto com a Galeria Sotero Cosme, também no sexto andar da Casa.

Sede definitiva

Recentemente, a Sedac autorizou o início das obras da sede definitiva do MACRS – chamada de MACRS 4D –, na rua Comendador Azevedo, no 4º Distrito de Porto Alegre. Com investimento de R$ 3,2 milhões, também em recursos do Avançar na Cultura, as obras contemplam a reforma e a ampliação do espaço. Entre as melhorias planejadas estão a requalificação do prédio, que terá foyer, loja, galeria expositiva e área administrativa, bem como a criação de uma praça frontal para integrar a entrada ao pátio, a separação entre a entrada e as galerias de exposições e a inclusão de um café no espaço externo. Iniciadas em dezembro de 2023, as obras têm execução prevista para seis meses.  

Secretaria da Cultura