Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Iecine abre inscrições para a Oficina de Preparação Corporal e Vocal para Audiovisual

Publicação:

Oficina Preparação Corporal
A atividade pretende aproximar atores, amadores e profissionais, da linguagem de interpretac?a?o para cinema - Foto: Fernando Alves Pinto
Por ASCOM | Iecine | Edição: Silvia Martins - Ascom Sedac

 A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Preparação Corporal e Vocal para Audiovisual, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.

A atividade será ministrada pelo ator, Fernando Alves Pinto. Interessados podem se matricular gratuitamente neste link.

Os encontros serão presenciais, de 07 a 12/08, de domingo a sexta-feira, das 9h às 19h. Será um curso intensivo, realizado no Centro Municipal de Cultura de Gramado - Rua Leopoldo Rosenfeld 818 - Parque Gramado.

A atividade pretende aproximar atores, amadores e profissionais, da linguagem de interpretac?a?o para cinema.

“Fernando Alves Pinto é ator icônico da filmografia do Rio Grande do Sul. Ele participou da retomada do cinema brasileiro com o emblemático Anahi de Las Misiones, de Sérgio Silva. O ator tem, costumeiramente, emprestado seu talento a personagens que levam belas histórias do povo gaúcho, em diferentes filmes de curta e longa-metragem. Sua oficina é um presente para a cidade de Gramado no ano do cinquentenário do maior festival de cinema do país”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

“A parceria com o Iecine é fundamental para alavancar o audiovisual da cidade, algo que faz parte do planejamento da nossa gestão. Trabalhar formação no cinema é um dos caminhos que entendemos fundamental pra desenvolver o mercado local e, por conseguinte, promover Gramado como um grande polo de cinema, onde se realiza um dos maiores festivais da área, mas também onde se fomenta a atividade o ano inteiro”, afirma Ricardo Bertolucci Reginato, secretário de Cultura de Gramado.

Programa

Introduc?a?o a? interpretac?a?o para cinema

Te?cnicas de expressa?o corporal

Utilizac?a?o vocal e explorac?a?o do quadro cinematogra?fico pelo ator consciente

Construc?a?o de personagem

Criac?a?o de papel e dramaturgia do ator

Te?cnicas de interpretac?a?o e desinibic?a?o frente a?s ca?meras, gravidade, intensidade e recursos de olhar e expressa?o corporal

Te?cnicas vocais e exerci?cios de dicc?a?o para cinema

Ministrante

Há mais de 30 anos trabalhando como ator, Fernando Alves Pinto já interpretou quase uma centena de personagens entre teatro, cinema e televisão. Em sua filmografia, destacam-se os longas Nosso Lar, de Wagner de Assis (2010); Vou Nadar Até Você, de Klauss Mittledorf  (2019) e Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba (2015), entre tantos outros. Esse último, lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira 2015, no 39º Festival Guarnicê de Cinema, no 9º Festival de Cinema de Triunfo e no Film Festival of Tamilnadu-India 2016.

Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

Secretaria da Cultura