Sedac cumpre agenda em Caçapava do Sul e participa de homenagem ao Bicentenário de Anita Garibaldi

O evento é uma promoção da prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo

Discurso de Bia Araujo
Bia Araujo discursa em homenagem às mulheres que se destacaram em suas entidades - Foto: Divulgação - Caçapava do Sul
Por SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participa de agendas culturais neste domingo (29) em Caçapava do Sul. Bia está acompanhada do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira.

Na chegada à cidade, a secretária foi recebida no Clube Hermínia, junto da secretária da Cultura e Turismo do Município, Stener Camargo, da coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Cátia Cilene Dutra Morais, do produtor cultural e carnavalesco Omar Fernandes, da vereadora Mirella Biacchi, do coordenador de Comunicação municipal, William Brasil e do reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Jorge, e demais autoridades.

Eles assistiram a apresentações artísticas da comunidade negra, com participação especial do Tio Cida, mestre de Cultura Popular do RS, e do grupo de capoeira. Beatriz foi presenteada com um berimbau.

Em seguida, a comitiva visitou o Forte Dom Pedro II e seguiu para almoço na sede da Associação dos Trovadores Ruy Freitas.

À tarde, a agenda é de homenagem ao Bicentenário de Anita Garibaldi, no Instituto Municipal de Educação Profª. Augusta Maria Lima de Marques.

A homenagem é extensiva à nove mulheres que se destacaram no Movimento Tradicionalista Municipal. As escolhidas são: Ilza Ceni Camargo da Rosa – Associação de Trovadores Ruy Freitas; Jeane Dorneles Meireles- CTG Clareira da Mata; Giovane Machado de Souza - CTG Família Nativista; Emilia Maria Correia Bibiano - CTG Heróis do Seival; Giselbia Teresinha Rosso Ragagnin - CTG Pampa e Querência; Suzara Maria Luiz de Ornelas - CTG Ronda Crioula; Edila Maria Gonçalves Henriques Fonseca - CTG Sentinela do Forte; Mara Regina Ripalda de Freitas - CTG Sentinela dos Cerros e Eva Solange de Oliveira Moreira – CTG Tropeiros do Picó.

A secretária Beatriz enalteceu a trajetória e a contribuição na herança farroupilha de Anita Garibaldi, conhecida como a ‘heroína de dois mundos’.

"O governo do Estado instituiu 2021 como o ano do Bicentenário de Anita Garibaldi, para que possamos reverenciar a ‘heroína de dois mundos’, uma mulher que deixou um legado de bravura em nossa história e que se reflete também na trajetória dessas mulheres homenageadas aqui, hoje. Todos os dias elas ajudam a escrever a história do Rio Grande, derrubando barreiras e preconceitos. Somos muitas Anitas”, destacou a secretária Beatriz Araujo.

A comitiva seguiu para a Casa de Cultura Juarez Teixeira, onde houve apresentação do Coral Municipal de Caçapava, sob a regência do maestro Ney Beck. A cantora Renata Bairros cantou "Portal das Belezas do Pampa", de Vinicius Porto - música patrimônio cultural de Caçapava do Sul - e "Mulheres Pampeanas", de Nerito Sarturi e Evandro Zamberlan.

Bicentenário de Anita Garibaldi

Nesta segunda-feira (30), às 15h, o governo do Estado abre as portas do Palácio Piratini para celebrar o aniversário de 200 anos de uma das figuras históricas mais emblemáticas do Rio Grande do Sul: Anita Garibaldi. A comemoração do bicentenário contará com apresentações artísticas e lançamentos de projetos que homenageiam a heroína da Revolução Farroupilha (1835-1845).

Por meio do Decreto nº 55.756, de 9 de fevereiro de 2021, o governador Eduardo Leite, instituiu no Rio Grande do Sul o Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As atividades em comemoração se estenderão até o fim do ano.

Para dar conta da programação foi instituída uma comissão, composta pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), pela Secretaria de Turismo (Setur), pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), pelo Consulado Italiano em Porto Alegre, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto Anita Garibaldi e pelo IHGRS.