Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Três novas diretoras assumem instituições da Sedac

Ananda Simões, Letícia de Cássia e Adriana Sperandir são os novos nomes do quadro de gestores

Publicação:

Novas diretoras
Ananda Simões, Letícia de Cássia e Adriana Sperandir se somam à equipe da Sedac - Foto: Arquivo pessoal

O Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Pública Natho Henn têm nova diretora. A produtora cultural e cantora Adriana Sperandir assume as duas instituições. Ananda Simões Fernandes é a nova diretora do Arquivo Histórico do RS (AHRS). E Letícia de Cássia Costa de Oliveira, produtora cultural, estará à frente do Memorial do Rio Grande do Rio Grande do Sul e do Museu Antropológico - todas instituições vinculadas à Secretaria da Cultura (Sedac).

De acordo com a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, Adriana Sperandir, Ananda Simões e Letícia de Cássia se somam à equipe da Sedac para colaborar na conclusão dos projetos e atividades previstos até o final desta gestão, marcada por investimentos em todas as áreas por meio do programa Avançar na Cultura. “O Instituto Estadual de Música, a Discoteca Pública Natho Henn, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu Antropológico e o Arquivo Histórico do RS estão entre as mais de 20 instituições da Sedac que desenvolvem um trabalho de valorização, pesquisa e programas na área da cultura. Adriana, Ananda e Letícia serão essenciais para a continuidade destes projetos”, disse a secretária.

Ananda Simões Fernandes

Ananda Simões Fernandes é Analista em Assuntos Culturais do AHRS desde 2010. Tem doutorado em História pela UFRGS, na temática das Ditaduras de Segurança Nacional do Cone Sul, com destaque para os arquivos da repressão. No AHRS dedica-se às atividades de difusão, particularmente organização de exposições e de publicações, ações culturais e educativas.

Letícia de Cássia Costa de Oliveira

Museo?loga, gestora Cultural, pesquisadora, trabalha na área cultural há mais de 20 anos. É doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas, mestra em Museologia e Patrimo?nio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsista CAPES). Tem ampla atuação em elaboração, desenvolvimento, implementação e gestão de projetos socioculturais e educacionais. Desde 2013 dedica-se às questões do patrimônio cultural brasileiro.

 Adriana Sperandir

Natural de Torres, Adriana Sperandir ganhou destaque no cenário musical gaúcho como intérprete junto a sua banda Os Sperandires. Produtora cultural, foi coordenadora do Colegiado Setorial de Música, diretora de Cultura de Osório, diretora de Cultura de Torres e integrou o núcleo de Cultura do Litoral Norte.

Discoteca Pública Natho Henn

A Discoteca Pública Natho Henn, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que funciona no 4° andar do prédio da Casa de Cultura Mario Quintana, possui um acervo formado por milhares de discos, gravações em áudio e vídeo, livros e partituras. O objetivo da instituição é preservar, organizar e divulgar a produção musical nacional e internacional em seus diferentes suportes. O espaço é destinado a pesquisadores, músicos e público em geral. Várias atividades também são oferecidas aos visitantes, como audições individuais, audições comentadas, oficinas, cursos, exposições, apresentações de recitais e conferências.

 Instituto Estadual de Música (IEM)

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Música — IEM — foi criado pela Portaria número 11 em 23 de novembro de 1990 para promover e apoiar políticas públicas para o segmento musical em âmbito estadual. Tem entre suas competências a realização de cursos, oficinas, atividades de documentação e pesquisa, encontros, congressos, seminários, festivais, e apresentações musicais. O IEM organiza e apoia ações de difusão da música gaúcha, cursos e oficinas de formação e atualização profissional, de nível médio, técnico e superior, na busca pelo aprimoramento qualitativo dos(as) músicos(as), produtores(as) e educadores(as) musicais gaúchos(as).

Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), criado pela Lei 2.345, de 29 de janeiro de 1954, é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Sua função primordial é a guarda e a conservação da documentação histórica de origem pública, sobretudo do Poder Executivo, e privada. Seu acervo é formado por mais de 10 milhões de documentos, configurando um dos maiores conjuntos documentais relativos ao Estado e uma das principais instituições de memória do Rio Grande do Sul. Desde o ano 2000, tem sede no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, momento da criação do Memorial do Rio Grande do Sul.

Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criado através do Decreto n° 39.986, de 18 de fevereiro de 2000, e funciona, desde então, como uma instituição voltada à preservação e fomento da memória histórica e cultural do Rio Grande do Sul. Entre as atividades promovidas pela instituição estão o apoio a realização de pesquisas, ações e exposições com a temática relacionada à história e à cultura do Rio Grande do Sul, como forma de promover a reflexão sobre a identidade e as realidades da sociedade gaúcha. Sua sede foi implantada no antigo prédio central dos Correios e Telégrafos, localizado na Praça da Alfândega, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, e foi construído entre os anos de 1910 e 1914, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980. Além disso, a edificação também sedia o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars).

Museu Antropológico do Rio Grande do Sul

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), criado em 20 de abril de 1978, tem como objetivos principais a documentação e a divulgação da dinâmica de diferentes contextos socioculturais em âmbito regional. Seu acervo, constituído por milhares de documentos e objetos oriundos de pesquisas etnográficas de campo, arqueológicas e etnoarqueológicas. O Mars está situado no prédio do Memorial do RS, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Secretaria da Cultura