CCMQ realiza primeiro projeto selecionado em chamada aberta para artistas trans
Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio de sua Associação de Amigos (AACCMQ), selecionou dez projetos artísticos em seu edital de chamada aberta voltado exclusivamente para artistas trans ou coletivos formados por pessoas trans e travestis. As propostas selecionadas nas áreas de artes visuais, dança, teatro, cinema, literatura e música estão presentes na programação do Janeiro Lilás, mês da visibilidade trans e travesti. Tendo em vista a relevância das atividades não se limitarem ao mês temático e dado o objetivo do edital de dar visibilidade permanente à causa, os projetos serão executados ao longo do ano, em conjunto com as outras ações da Casa.
A primeira das atividades selecionadas será realizada nos dois próximos domingos de abril. Em comemoração aos seus 5 anos de existência, o Coletivo T convida todos para "Jardim T: 5 anos de travessia", uma ocupação e celebração que será realizada no Jardim Lutzenberger (5º andar da CCMQ). Os eventos terão início com conversas, seguidas de festa com DJs, instalações, performances e projeções. A ideia é de Pétrus Vargas e a entrada é gratuita.
No dia 16 de abril, a atividade inicia às 17h com uma roda de conversa sobre a cena eletrônica de Porto Alegre e a produção de eventos, com os DJs PV5000 e Nog4yra. A festa terá início às 19h, com DJ Set de Nog4yra b2b Lovinho, seguidos por PV5000 às 20h30. Isa Blame é a anfitriã, com a captação de vídeos de Nicolas Collar e cenografia de Bulhufas e Librae.
A atividade do dia 23 de abril começa com uma conversa aberta de Introdução da Cultura Ballroom (movimento político e artístico que nasceu nos anos 1960 no Harlem, na periferia de Nova York) e vivências, mediada por Isa Blame com a participação de Babycruel e Ávine. A festa inicia às 19h, com o set de DJ Latifa, seguido pelo DJ Baroque Angel às 20h30. Isa Blame é novamente a anfitriã dessa noite, com a captação de vídeos de Braatz, a performance de Babycruel e a projeção de Denu e Decutlait.
O Coletivo T nasceu da necessidade de incentivar a entrada de profissionais LGBTQIAP+ no mercado da música eletrônica de Porto Alegre. Atualmente, tem 75% do seu coro de pessoas trans e 100% LGBTQIAP+. A T tem se dedicado há cinco anos à produção cultural de eventos, que são geralmente em vias públicas, garagens, fábricas abandonadas e galpões, protagonizados na zona industrial da cidade, onde artistas dissidentes têm mais facilidade e oportunidade para se desenvolverem.
A T conta a sua história nas ruas, na cidade e na cultura local desde 2018 e, atualmente, também se dedica às instituições de arte e cultura. Em comemoração ao seu aniversário de 5 anos, o grupo tem como objetivo aumentar os acessos e espaços de representação.
Sobre os Artistas e Djs participantes
Residentes da T
Pétrus Vargas (PV5000) é transmasculino, produtor musical, DJ e agitador cultural. Além de DJ e produtor do coletivo T, é curador no bar Pito
Endy Ribeiro (Babycruel) é uma mulher trans preta, modelo e performer independente de vogue femme, com vivência e resistência de ballroom
Una Nogueira (Nog4yra) é trans não binário, DJ, produtor e estudante de psicologia
Isa Blame é uma travesti racializada, comunicadora e copywriter
Arlo Escobar (Lovinho) é trans não binário, DJ e produtor musical
Bruno Louzada (Baroque Angel) é DJ, produtor musical e estudante de arquitetura. É co-host na rádio Veneno
João Marcelo Paulin (Librae) é artista visual e designer gráfico
Demais integrantes da equipe
Ávine é travesti e comunicadora
Denu é artista trans não binário. Seu trabalho centra-se atualmente na criação de arte digital e 3D
Braatz é trans não binário e atua como videomaker
Bulhufas é artista mutidisciplinar e produtora,
Nicolas Collar é videoartista nos coletivos Turmalina, ZONA?x? e Favela Contest. Também trabalha como projecionista na Sala Redenção
Serviço
"Jardim T: 5 anos de travessia"
Data: 16 de abril (domingo) e 23 de abril (domingo).
Local: Jardim Lutzenberger | 5º andar da CCMQ - Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre
Horário: das 17h às 22h
Programação
Data: 16/04 - domingo
Horário: 17h - Roda de conversa com PV5000 e Nog4yra sobre produção de eventos e a cena eletrônica de Porto Alegre.
Horário: 19h - DJ Set: Nog4yra b2b Lovinho
Horário: 20h30 - DJ Set: PV5000
Visuais: Bulhufas e Librae
Captação: Nicolas Collar
Data: 23/04 - domingo
Horário: 17h - Conversa aberta com Babycruel e Ávine, mediação Isa Blame, de introdução da Cultura Ballroom e vivências.
Horário: 19h - DJ Set: DJ Latifa
Horário: 20h30 - DJ Set: Baroque Angel
Anfitriã: Isa Blame
Visuais: Babycruel e Denu feat. Decutlait
Captação: Braatz
Ascom | CCMQ
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac