Biblioteca Pública do Estado promove eventos sobre livros raros

Encontros integram a programação educativa paralela à exposição de obras raras

Obras raras   Acervo BPE
Exposição Obras Raras do Acervo da BPE - Foto: Solange Brum - Ascom Sedac
Por Cláudia Antunes | Ascom BPE

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), desenvolveu um programa educativo que acompanha a exposição “Obras Raras do Acervo da BPE”, em cartaz na Sala Borges de Medeiros, desde o dia 28 de maio.

A exposição “Obras raras do acervo da BPE”, com curadoria de Cláudia Antunes e Fábio Lázzari, foi estendida até 10 de junho. Segundo a curadora, Cláudia Antunes, "essa é a última chance de observar obras tão relevantes e valiosas reunidas em um único espaço. Depois, a exposição não poderá ser estendida por mais tempo, uma vez que os livros são muito antigos e a luz pode danificar as páginas".

Na quarta-feira (31/05), das 14h às 17h, será oferecida ao público, a “Oficina de cuidados básicos com os livros”, ministrada pela professora e restauradora Maria da Conceição Gomes de Freitas. A proposta do curso é para pessoas com pouca experiência, interessadas em solucionar problemas simples nos seus próprios livros. A capacidade é de até 15 alunos. Serão abordados tópicos de como identificar livros de capa dura e brochuras, quais são as partes de um livro, como limpar e segurar os livros com cautela, como folhear um livro corretamente, como fazer um conserto de rasgo, como colar a lombada, e como recuperar uma folha que se separou. Os alunos podem trazer alguns livros de casa (com brochura e capa dura) e aprender os cuidados básicos para manter o acervo em dia.

E como constituir um acervo de raridades? O tema é o ponto de partida do debate que será apresentado para colecionadores de obras raras, no dia 6 de junho (terça), às 18h, na BPE. Os convidados são Gilberto Schwartsmann, Luiz Osvaldo Leite e Fausto Leitão Domingues. Haverá uma visita mediada, com a presença dos curadores da exposição “Obras Raras do Acervo da BPE”.

Sobre a exposição

A exposição “Obras raras do acervo da BPE” é uma iniciativa da Biblioteca Pública do Estado para dar visibilidade às obras que compõem o acervo da instituição, mas que, normalmente ficam inacessíveis ao público, devido ao alto valor histórico e a antiguidade das mesmas, que as tornam valiosas e insubstituíveis.

São edições datadas a partir do século 16, algumas confeccionadas em pele de carneiro e pergaminho, impressas e manuscritas, em belíssimas encadernações de várias partes do mundo.

A obra mais antiga é de 1519, “Farsália”, um poema épico escrito pelo poeta latino Lucano (39 – 65 a. C). Além dela, a exposição traz textos épicos, religiosos, clássicos e eróticos, uma mostra de periódicos do século 20, com as primeiras edições dos principais autores do RS e outras preciosidades.

A mostra representa o reconhecimento da Biblioteca Pública do Estado do esforço dos seus primeiros diretores preocupados em criar um acervo de qualidade para atender a elite estudiosa da época. Hoje, este acervo cresceu e está disponível para empréstimo e consulta local de toda a população, na instituição que completa 152 anos de história na vida dos gaúchos.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. A entrada é franca.

Serviço 1

O quê: Oficina de cuidados básicos com os livros – Programa educativo paralelo à exposição “Obras raras do acervo da BPE” Ministrante: Maria da Conceição Gomes de Freitas (restauradora)
Quando: 31/05
Horário: das 14h às 17h