Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa realiza concerto “Mozart e Haydn” em homenagem aos ícones do período clássico

A Orquestra contará com a fagotista argentina Andrea Yurcic, que toca pela primeira vez em POA, e com o maestro Carlos Moreno

Publicação:

Um grande grupo de músicos e cantores se apresenta em um palco iluminado. Na frente, homens de terno preto seguram instrumentos como violinos e violoncelos. Atrás deles, há um coral com muitas pessoas em pé, também vestidas de preto. No centro, um maestro faz um gesto com os braços abertos, como se estivesse agradecendo ou se comunicando com o público. A plateia aparece em sombra na parte de baixo da imagem
Apresentação terá duas peças de Wolfgang Amadeus Mozart e uma de Franz Joseph Haydn - Foto: Vinícius Angeli/Divulgação Ospa
Por Ascom Ospa | Edição: Ascom Sedac

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza nesta sexta-feira (11/4), às 20h, o concerto “Mozart e Haydn”, uma homenagem aos dois ícones do período clássico: Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Joseph Haydn. A apresentação contará com a participação da fagotista argentina Andrea Yurcic, que toca pela primeira vez na capital gaúcha, e do premiado maestro carioca Carlos Moreno na regência.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no YouTube. Para assistir presencialmente, garanta seu ingresso na plataforma Sympla. O concerto terá medidas de acessibilidade.

Antes da apresentação, a partir das 19h, uma palestra do projeto “Notas de Concerto” trará mais informações sobre o evento principal da noite. Nesta edição, o jornalista e livreiro Milton Ribeiro é quem traz comentários e curiosidades sobre o programa. A conversa ocorre na Sala de Recitais da Casa da Ospa. O encontro está incluso no ingresso do concerto e também será possível assistí-lo pelo canal da Ospa no YouTube.

Contemporâneos e bons amigos, Mozart (1756 - 1791) e Haydn (1732 - 1809) compõem, ao lado de Beethoven, a “santíssima trindade” da Música Clássica. Treinados por seus pais, ambos demonstraram a vocação para a música muito cedo. O início precoce fez com que Mozart tenha deixado um imenso legado, apesar de ter vivido apenas 35 anos. Enquanto isso, Haydn teve uma vida longeva e chegou a compor mais de 100 sinfonias, sendo o compositor que mais escreveu peças na história.

Mozart, que aos quatro anos já tocava violino, compôs “Concerto para Fagote e Orquestra” com 18 anos. Foi tão bem-sucedido que, até hoje, é a obra mais executada do repertório universal para o instrumento. A solista Andrea destaca que “a composição exige virtuosismo refinado, elevada precisão técnica e sutileza interpretativa. Predomina na obra um clima de alegria, evidenciado nos diálogos entre o solista e a orquestra, bem como no caráter do último movimento, que reflete o espírito do jovem Mozart”.

A Ospa interpreta também a abertura de “As bodas de Fígaro”, uma das passagens mais famosas da ópera de Mozart. Para o regente Carlos Moreno, é uma peça extremamente alegre e “de grande virtuosidade, onde músicos e plateia devem se colocar sentados à ponta da cadeira, prontos para um momento de pura diversão. O contraponto escrito traz o elemento da pergunta e resposta, que representam os diálogos entre Fígaro e Suzanna permeados por verdadeiros turbilhões velozes.”

Na segunda parte do concerto, a Orquestra executa outra preciosidade do período clássico: a “Sinfonia Nº 94 em Sol Maior”, de Joseph Haydn. Essa obra é conhecida por uma “brincadeira” que Haydn decidiu fazer com o público e que atendia suas apresentações: um acorde especialmente alto, que destoa do ritmo tranquilo do segundo movimento fez com que, na estreia, em 1792, a plateia gritasse após o movimento ousado do compositor.

Sobre Andrea Yurcic

Graduada em Fagote pela Universidade Nacional de Cuyo, é a Fagote Principal da Orquestra Sinfônica da mesma instituição, em Mendoza (Argentina). Também é professora titular da Cátedra de Fagote e Música de Câmara no mestrado em Interpretação de Música Latino-Americana dos Séculos XX e XXI, da Faculdade de Artes e Design da UNCuyo. Já realizou turnês de concertos pela América Latina, Europa e EUA, interpretando repertório universal e estreando numerosas obras. Fez seus estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, sendo bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Está desenvolvendo seu doutorado em Fagote e Tango na Universidade Nacional de Rosario. 

Sobre Carlos Moreno

O maestro Carlos Moreno é natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Nos últimos 35 anos, participou dos mais importantes ciclos sinfônicos, construiu um vasto repertório e regeu as mais prestigiadas orquestras sinfônicas brasileiras, como a Ospa, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo. É bacharel em violino pela UNIRio, sob a orientação do professor Paulo Bosísio, e pós-graduado em Regência Orquestral pela Musikhochschule Zürich. Compositor atuante, teve suas obras publicadas pela Academia Brasileira de Música (ABM). Desde 2017, colabora em diversos projetos de formação, como a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OER). Ao longo de sua carreira, conquistou diversos prêmios, como o Prêmio Carlos Gomes (2003) e, junto ao Bryn Terfel e à Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, o Prêmio Revista Concerto, em 2023.

Serviço

Concerto “Mozart e Haydn”
Quando: sexta-feira, 11 de abril de 2025
Início do concerto: 20h | Palestra Notas de Concerto: 19h
Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre/RS)
Ingressos: entre R$ 10,00 e R$ 50,00 | Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo Ospa, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem
Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da Ospa no dia do concerto, das 15h às 20h
Estacionamento: gratuito, no local
Transmissão ao vivo: 19h (Notas de Concerto) e 20h (concerto) no canal da Ospa no YouTube
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos

Secretaria da Cultura