Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Associação dos Amigos da BPE concede prêmio e medalhas em noite de homenagens

Publicação:

Medalha AABPE Foto Rafael Varela
Premiação aconteceu na noite da última segunda-feira (18) - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac
Por Claudia Antunes | Ascom BPE

A noite de segunda-feira (18) foi de premiação na Biblioteca Pública do Estado (BPE) - instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Foram agraciados com o Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura, idealizado pela Associação dos Amigos da BPE (AABPE), os escritores Izabella Cristo, com a obra “Vida Nada Moderna”, na categoria Crônica; Eduardo Furlan, com o livro “Azul, violeta”, na categoria Narrativa curta e no gênero Conto ou Miniconto; e Mailson Furtado, vencedor em duas categorias: Gênero Dramático, com “Tantos nós”, e Poesia, com o livro “Ele”. Na categoria Narrativa longa venceu “Por causa de você, menina”, de Maria Ottilia Rodrigues, e na categoria Literatura para a Infância, a vencedora foi Ali Freyer, com a obra “No tanque do quintal tem um mar para Juvenal”. A categoria Ensaio não teve vencedores.

Medalha AABPE  Foto Rafael Varela (2)
Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

O concurso foi lançado em setembro de 2021 com o objetivo de destacar jovens autores com obras publicadas no cenário nacional em 2020. Cada ganhador recebeu um troféu e R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).

Para avaliar os trabalhos, foi formado um júri composto por Alcy Cheuiche, José Eduardo Degrazia, Gustavo Melo Czekster, Airton Ortiz, Marô Barbieri, Paulo Wainberg, Élvio Vargas, Colmar Pereira Duarte, Rafael Bassi, Maria da Glória Jesus de Oliveira, José Francisco Botelho e Rafael Bán Jacobsen.

Os doze jurados se dividiram em diferentes comissões de três integrantes para avaliar as obras inscritas nas categorias. O troféu foi concebido pelo artista visual André Venzon, no formato de um livro com uma ampulheta de areia vermelha dentro ? símbolo que remete ao tempo e à terra missioneira, região de origem do homenageado, o professor Mozart Pereira Soares, com o título da premiação.

André Venzon explica que “a inscrição expressa, ao mesmo tempo, o amor ao livro e à literatura que a Associação dos Amigos da BPE quer eternizar com esse prêmio”.

Medalha AABPE  Foto Rafael Varela (1)
Medalha Mario Quintana - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

Na segunda parte da cerimônia, foram feitas homenagens pelo conjunto da obra a quatro intelectuais de renome: Carlos Jorge Appel (primeiro secretário da Cultura do RS), Sérgio da Costa Franco, Elvio Funck e Luiz Oswaldo Leite. Cada um deles recebeu a Medalha Mario Quintana, outorgada a intelectuais escolhidos pela diretoria da AABPE em reconhecimento às suas contribuições na área da cultura.

Para a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, as premiações ressaltam a relação de proximidade entre governo e sociedade civil. “A sociedade faz por merecer que o governo reconheça a importância das ações que as pessoas empreendem e, também, das nossas instituições culturais.”

Beatriz também exaltou o comprometimento de Gilberto Schwartsmann à frente da AABPE. “A Associação de Amigos foi quem deu início à recuperação do hall da BPE. O governo, reconhecendo a importância da iniciativa, não pode fazer outra coisa senão dar sequência e seguir investindo. E é isso que vem ocorrendo por meio do programa Avançar na Cultura”.

Também estiveram presentes a diretora da Biblioteca, Morgana Marcon, o secretário da Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Benhur Bortolotto, além da diretoria da AABPE.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da AABPE, Gilberto Schwartsmann, e pelo secretário da Associação, Rafael Bán Jakobsen. Gilberto afirma que “a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado se sente muito honrada nesse momento em que foram premiados jovens autores, não só gaúchos, mas brasileiros, mostrando que o Prêmio Mozart tem uma abrangência nacional. Ao mesmo tempo, estamos muito felizes com a possibilidade de poder reconhecer a trajetória de quatro grandes figuras do nosso Estado".



Mozart Soares

O prêmio literário leva o nome de Mozart Pereira Soares (1915-2006), veterinário, professor, historiador, advogado, escritor e ex-diretor da BPE, de 1991 e 1993. Mozart foi o primeiro professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Santa Maria, diretor da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e vice-reitor da mesma universidade, além de membro da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do RS. (IHGRGS).

Medalha

A Medalha leva o nome de Mario Quintana (1906-1994), poeta, tradutor e jornalista, considerado um dos principais poetas do século 20. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética. Em 1980, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e, em 1981, foi agraciado com o Prêmio Jabuti. Entre suas obras, destacam-se “A Rua dos Cataventos”, “Sapato Florido”, “Caderno H”, “Apontamentos de História Sobrenatural”, “Baú de Espantos” e “A Cor do Invisível”.

Secretaria da Cultura