Imponente prédio da Biblioteca Pública comemora 97 anos

Sábado será de programação especial

Biblioteca Pública do Estado
Biblioteca Pública do Estado - Foto: Bruna Cabrera
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
No próximo sábado (7), um imponente prédio da capital gaúcha, em estilo eclético - influenciado pelo pensamento positivista de Augusto Comte - terá programação especial: o local que abriga a Biblioteca Pública do Estado (BPE) - localizado na Rua Riachuelo, esquina General Câmara - completa 97 anos. O prédio foi erguido durante a gestão do então diretor Victor Silva – cargo que permaneceu de 1906 a 1922. Victor imprimiu sua marca como responsável pela construção do novo prédio da biblioteca e morreu poucos meses depois de concluída a obra.

E é de portas abertas que a Biblioteca vai aguardar o público apaixonado por literatura, sábado. Das 10h às 18h, terá feira de troca de livros, no salão de referência. A programação também contempla visitas guiadas, que acontecem das 14h às 16h, e contação de histórias para o público infantil, às 15h e 17h.

Haverá, ainda, exposição e venda de vestíveis, de Jeannine Krischke, que criou peças com a temática das pinturas murais e detalhes do prédio. Os apreciadores de audiovisual poderão assistir ao vídeo com detalhes do trabalho executado durante o restauro dos pisos, fachada, aberturas e obras de contenção de infiltrações, estruturais e elétricas realizadas no local.

Animada com a programação de aniversário e com as obras que ainda estão por vir, a diretora Morgana Marcon adianta: “já estamos dando andamento a novas etapas do projeto de restauro. As pinturas murais requerem mais tempo, mas a intenção é que, até o fim desta gestão, consigamos entregar o prédio com boa parte de sua obra de restauro concluída.”

Um pouquinho da história

Criada em 14 de abril de 1871, a Biblioteca Pública do Estado anteriormente funcionou nas dependências do Ateneu Rio-Grandense (antiga escola normal) e, posteriormente, no Arquivo Público, sendo desanexada do local em fevereiro de 1909, formando uma repartição autônoma ligada diretamente à Secretaria do Interior e Exterior.

Tendo sua própria dotação orçamentária, o projeto do prédio foi aprovado em 6 de julho de 1911, no governo de Carlos Barbosa Gonçalves, do Partido Republicano e substituto de  Borges de Medeiros. Em 1912 foi iniciada a construção do edifício, projetado e dirigido pelo engenheiro de Obras Públicas Affonso Hebert e empreitada por Roberto Roncoli.

Esta etapa foi concluída e entregue em novembro de 1913. O diretor Victor Silva solicita ao governo que o novo edifício seja ampliado, pois considera que o prédio entregue ainda não conta com os requisitos necessários a que se propõe. Em 1914 é autorizada sua ampliação.

Após longo processo de licitação, em 22 de maio daquele ano é assinado novo contrato para execução das obras de ampliação e trabalhos de adaptação e remodelação do espaço. Apesar de ser concluída essa etapa em 1921, o prédio foi inaugurado no ano seguinte, junto às comemorações do centenário da Independência do Brasil, dia 7 de setembro de 1922.

BPE
Salão Mourisco é um dos espaços mais disputados da BPE
Acervo

A coleção de livros da Biblioteca é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos completam a coleção da instituição e encontram-se disponíveis para pesquisa.

COLABOROU MORGANA MARCON/DIRETORA BPE

Biblioteca Pública do Estado