Seminário "Processo, Experimentação e Acervo" discute a arte contemporânea dos anos 90 no MACRS

Evento promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do RS aborda os processos artísticos e a história da década de 1990

01  Carlos Fajardo   ALTA (1)
Esfera de glicerina moldada do artista Carlos Fajardo - Foto: Acervo MACRS - Doação do Artista
Por Ascom | MACRS Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará o seminário "Processo, Experimentação e Acervo" no dia 11 de novembro. O evento, que faz parte do programa educativo da exposição "Relações de Pesquisa" em exibição na galeria Xico Stockinger do MACRS, tem como objetivo discutir o que era contemporâneo na década de 1990, destacando os processos e experimentos desenvolvidos pelos artistas da época.

A primeira mesa contará com a participação de José Francisco Alves, ex-diretor do MACRS, que abordará o processo de montagem do projeto Ciclo Arte Brasileira Contemporânea, e a professora e pesquisadora Ana Albani, que falará sobre curadoria na década de 1990. Além disso, os curadores da exposição, Mel Ferrari, Jordi Tasso e Thais Meinerz, compartilharão insights sobre os bastidores, desafios e sucessos da pesquisa da exposição.

Na segunda mesa, o artista Carlos Fajardo falará sobre sua produção artística, com destaque para a obra em glicerina presente na exposição. Também participará André Severo, artista que vivenciou a cena artística de Porto Alegre nos anos 90.

Sobre os participantes

Ana Albani: professora e pesquisadora em Artes Visuais, com foco em relações sistêmicas e arte contemporânea brasileira.

José Francisco Alves: doutor em História da Arte e ex-diretor do MACRS.

Mel Ferrari: mestre em História da Arte e coordenadora de curadoria e produção do MACRS.

Thais Meinerz: graduanda em História da Arte e integrante do setor de curadoria e produção do MACRS.

Jordi Tasso: bacharelando em Artes Visuais e atua como curador, produtor e montador no setor das artes visuais.

André Severo: artista, curador, produtor e gestor cultural, com experiência em exposições nacionais e internacionais.

Carlos Fajardo: artista plástico e professor na ECA/USP, com destaque na pintura, desenho, escultura e instalação.

Processo, experimentação e acervo

Data: 11/11 - sábado
Horário: 10h30 às 12h
Local: Auditório Luis Cosme - 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre)

Acervo - Ana Albani, José Francisco Alves e Equipe de Produção e Curadoria MACRS (Mel Ferrari, Jordi Tasso e Thais Meinerz),
Tema: Curadoria na década de 1990 e hoje

Processo e Experimentação - Carlos Fajardo e André Severo

Horário: 14h às 15h30
Tema: pintura expandida -  contextualização histórica da geração de 1980

Inscrições gratuitas no link.