Secretaria da Cultura e MTG abrem inscrições para curso gratuito sobre acesso a recursos públicos da cultura
Capacitação para CTGs abordará elaboração, gestão e prestação de contas de projetos financiados por editais e leis de incentivo
Publicação:

Capacitar Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) para elaboração, gestão e prestação de contas de projetos culturais financiados por editais e leis de incentivo é o objetivo do curso “CTGs em Movimento – acessando os recursos públicos para fomento à cultura”. A formação será realizada de forma presencial, no próximo sábado (24/5), das 8h às 18h, no 35 CTG (av. Ipiranga, 5300, Jardim Botânico, Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário.
Voltado a coordenadorias regionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), integrantes e dirigentes de CTGs, e responsáveis pelas áreas culturais, administrativas e de projetos, a capacitação abordará as ferramentas e etapas necessárias para inscrição, execução e prestação de contas de projetos financiados por meio de mecanismos públicos de fomento – como Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Cultura Viva –, respeitando a realidade administrativa e cultural das entidades tradicionalistas gaúchas. A carga horária da capacitação é de oito horas.
O formulário de inscrição também servirá como instrumento de mapeamento do perfil dos participantes, incluindo questões sobre experiências prévias com editais e captação de recursos, a fim de orientar futuras ações do Movimento Tradicionalista. A realização do curso é do MTG, por meio do Departamento de Projetos, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Fomento e da Coordenadoria do Tradicionalismo Gaúcho.
Confira a programação completa
8h – 8h30 | Credenciamento
8h30 – 8h45 | Abertura oficial
8h45 – 10h | Desvendando os caminhos do fomento cultural: cultura como política pública
Ministrante: Rafael Balle
Ementa: Apresentação do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Cultura; marco legal do fomento cultural; funcionamento do Pró-Cultura RS; mecanismos diretos e indiretos de financiamento com foco em entidades tradicionalistas.
10h – 10h30 | Fortalecendo as bases: regularização dos CTGs como proponentes de projetos
Ministrante: Clóvis Rocha
Ementa: Documentos e exigências legais para habilitação institucional dos CTGs; Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC), certidões, estatuto e boas práticas administrativas.
10h30 – 10h45 | Intervalo
10h45 – 12h | LIC/RS na prática: passo a passo para projetos bem-sucedidos
Ministrante: Alessandro Gomes
Ementa: Elaboração, tramitação e captação de projetos via LIC/RS; estrutura do projeto; contrapartidas; parcerias com empresas; cases de sucesso no meio tradicionalista.
12h – 13h30 | Intervalo para almoço
14h – 15h30 | Oportunidades diretas: FAC/RS como financiamento à cultura gaúcha
Ministrante: Igor Fattori
Ementa: Compreensão de editais do FAC/RS; critérios, rubricas, execução e prestação de contas; especificidades para cultura popular e CTGs; leitura crítica de editais.
15h30 – 15h45 | Intervalo
15h45 – 17h | Novos horizontes: Cultura Viva e PNAB para o tradicionalismo gaúcho
Ministrante: Adriane Minervino
Ementa: PNAB e Política Nacional Cultura Viva; como CTGs podem acessar esses mecanismos; análise de editais federais e relatos de experiências.
17h – 18h | Encerramento e rodada de dúvidas