Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mês da Mulher: a individualidade a serviço da coletividade

Sedac prepara programação especial para março, com foco na união das forças femininas

Publicação:

Card Mês das Mulheres
"Mulheres: Todas por todas", campanha do Mês das Mulher da Secretaria de Estado da Cultura
Por Sara Goldschmidt | Ascom Sedac

Com o tema “Mulheres: Todas por todas. A união das mulheres é o combustível que move o mundo”, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) prepara uma programação especial por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Durante todo o mês, instituições vinculadas à Sedac vão oferecer palestras, workshops, painéis, mostras e apresentações que ressaltam como a união de forças femininas é capaz de provocar avanços culturais e sociais e de transformar o mundo em um lugar melhor e mais humano. 

Segundo Rochele Lino, assessora técnica de Diversidade e Inclusão da Sedac, a campanha também é uma busca pela valorização da multiplicidade, da empatia e da sororidade entre as mulheres, através do compartilhamento de ideais e propósitos com foco na coletividade. “É se colocar no lugar da outra, não em polos de disputa, mas em um ambiente de cooperação, de ajuda, de união, de trabalho, de resultados e entregas, sem esquecer o acolhimento, o afeto, o aconselhamento, independente de raça, etnia, idade, condição sexual, identidade de gênero, classe social e nível educacional”, ressalta ela.

A secretária da Cultura Beatriz Araujo reforça que as conquistas femininas no campo dos direitos dependem de políticas públicas que garantam a igualdade de acesso a oportunidades: de estudo e de participação na vida econômica, política e social, assim como o combate a todas as formas de violência e discriminação. 

E fala do orgulho de liderar uma secretaria que é majoritariamente feminina, inclusive nos cargos de gestão: “Na Sedac, as mulheres já ocupam a maioria dos cargos de chefia. Isso muito nos orgulha porque acreditamos fortemente no nosso potencial de contribuição para a solução de problemas em ambientes de muito respeito e colaboração. A programação cultural deste Mês das Mulheres é um convite para celebrarmos essas conquistas e nos mobilizarmos para os próximos desafios”, finaliza Beatriz Araujo.

Confira aqui a programação das instituições da Sedac durante o mês de março.

 

Secretaria da Cultura