No Dia das Mulheres, MARGS realiza seminário “Trajetórias na arte-educação”
As convidadas são mulheres profissionais com diferentes trajetórias e experiências de atuação
Publicação:
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), realizará no dia 8 de março de 2023, Dia da Mulher, a 9ª edição do já tradicional projeto “Mulheres artistas, questões atuais”, que desde 2015 é promovido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu. A cada edição, o projeto convida, sob diferentes ângulos, a uma reflexão crítica sobre a participação das mulheres no campo das artes.
Neste ano, o projeto “Mulheres artistas, questões atuais” terá o seminário intitulado “Trajetórias na arte-educação”. O seminário debaterá os desafios e as dificuldades do campo da arte-educação, a partir de ênfases quanto a questões de gênero. As convidadas são mulheres profissionais em estágios distintos de trajetória, bem como com diferentes atuações (práticas ou teóricas). São elas Margarita Santi de Kremer (FVCB), Carmen Lúcia Capra (UERGS) e Kailã Isaias (UFRGS). A mediação será feita por Carla Batista (MARGS).
O evento será realizado na próxima quarta-feira (8/3), às 14h, no Auditório do MARGS. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia (limite de 60 lugares, por ordem de chegada).
As debatedoras
Carmen Lúcia Capra
Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na Graduação em Artes Visuais e no Mestrado Profissional em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (UERGS/CNPq) e se dedica à pesquisa sobre a formação docente em artes visuais com foco na atuação em escola. Integra o Núcleo Educativo MARGS- UERGS e participa do Grupo de Pesquisa Arteversa (UFRGS/CNPq). Tem atuado na promoção de ações de cunho artístico e educativo que permitam conversações entre ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Projeto Vincular (Núcleo Educativo MARGS - UERGS, Porto Alegre/RS), Exposição e Seminário Salas (Montenegro, RS), Dia do Desenho (Montenegro, RS), Bordado Livre na Praça (Montenegro/RS), participando de grupos experimentais de curadoria e prática artística.
Kailã Isaias
Kailã Isaias é formada em Comunicação Social (UFRGS) e cursa bacharelado em História da Arte pela mesma instituição. É mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS) e tem como foco de pesquisa tecnologia, sistema da arte, questões raciais e suas interligações. Atuou como arte educadora na 10ª Bienal do Mercosul e na Fundação Iberê Camargo e como assistente do Programa Educativo da 13ª Bienal do Mercosul.
Margarita Santi de Kremer
Arte-educadora e artista visual, bacharel em Artes Plásticas (Habilitação em Desenho, 1993) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Coordenadora educativa da Fundação Vera Chaves Barcellos desde 2014.
Atuou como coordenadora pedagógica da Fundação Bienal do Mercosul nas três primeiras Bienais (1997/2000/2002), foi membro do Conselho do Museu de Arte Contemporânea do RS, coordenou o Setor de Mostras e Exposições da CAP da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (2010-2011). Foi professora e pesquisadora em Artes no Centro de Artes e Educação da UFRGS, e consultora de projetos culturais (2008-2010). Em 2007 atuou como professora substituta no Instituto de Artes da UFRGS. Foi também coordenadora pedagógica das ações educativas do Projeto Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado, em 2000.
Serviço
Mulheres artistas, questões atuais: “Trajetórias na arte-educação”
Quando: 8/3
Horário: 14h
Onde: Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada: gratuita, com limite de 60 lugares, por ordem de chegada