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RS Criativo detalha ações de 2025 durante painel no South Summit Brazil

Articulação entre cultura e inovação é uma das prioridades do programa de desenvolvimento estratégico da Sedac

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A coordenadora do RS Criativo anunciou um novo projeto que vai selecionar startups voltadas ao segmento cultural e criativo.
A coordenadora do RS Criativo anunciou um novo projeto que vai selecionar startups voltadas ao segmento cultural e criativo - Foto: Sara Goldschmidt / Ascom Sedac
Por Carlos Hammes / Ascom Sedac

O Plano de Ações 2025 do RS Criativo, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi apresentado na tarde desta quarta-feira (9/4), durante o South Summit Brazil, evento correalizado pelo Governo do Rio Grande do Sul. A coordenadora do programa, Juliana Sehn, detalhou o plano, que busca fortalecer o setor cultural e criativo do Estado por meio de capacitações, apoio a startups e desenvolvimento de territórios criativos, objetivando consolidar a economia criativa como eixo estratégico de desenvolvimento do RS. O painel, realizado no Palco RS Innovation, foi mediado pela coordenadora de projetos de educação e cultura da Sedac, Clara Tonolli.

Em sua apresentação, Juliana conceituou a indústria criativa como “todos os setores que têm a sua base na criatividade, no capital humano e estão distribuídos em quatro grandes áreas: criações funcionais, cultura, tecnologia e mídias” e explicou que o Plano de Ações está estruturado em cinco eixos estratégicos. Um dos mais fortalecidos, o de capacitação e residência, já realizou três ciclos de qualificação de empreendedores criativos e seguirá com suas atividades formativas. Ainda neste eixo, o plano para 2025 prevê oferecer qualificação também para gestores municipais de cultura e de desenvolvimento econômico. 

O segundo eixo, de Mercado e Circulação, deve investir em edital de mobilidade para fomentar a participação de empreendimentos em feiras de mercado nacionais e internacionais. Outra ação prevista para o eixo é a construção de um termo de cooperação técnica com uma instituição internacional para institucionalizar a internacionalização das atividades, além de mostrar os potenciais gaúchos a outros países. Para o eixo chamado Territórios Criativos, o plano é investir no desenvolvimento de distritos e territórios focados nos empreendedores do segmento, visando à implementação de programas/planos de economia criativa nessas áreas. 

Para o eixo Promoção e Investimento, dedicado a construir novas alternativas para o fomento à economia criativa, a coordenadora do RS Criativo anunciou um novo projeto que vai selecionar startups de base tecnológica para setores culturais e criativos. “Compreendemos que o setor cultural tem certo distanciamento de se utilizar de ferramentas tecnológicas para alavancar e potencializar o seu negócio, então com esse projeto vamos apoiar esse encontro para otimizar o potencial da articulação entre cultura e tecnologia”, ponderou. 

Para o quinto eixo, Juliana destacou o fortalecimento do observatório com pesquisas e a sistematização e divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelo programa para que sirvam como indicadores para o Estado.  

RS Seguro COMunidades

O RS Criativo também atua em parceria com o programa transversal do governo do Estado, RS Seguro COMunidades. O programa tem o objetivo de atuar em territórios gaúchos com os maiores indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e busca transformar a realidade local com a oferta de diversas políticas sociais. 

O plano apresentado por Juliana contempla três iniciativas que contribuem com os objetivos do enfrentamento à vulnerabilidade social: 1) o programa Caminhos Criativos que oportuniza estágios para 60 jovens de territórios atendidos pelo RS Seguro em instituições culturais do Estado; 2) residência criativa para 50 jovens protagonistas comunitários, ação de qualificação para o mercado de trabalho na indústria criativa e identificação de oportunidades; 3) parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), para um levantamento de indicadores de empreendedores e empreendimentos criativos nos 45 territórios situados em 23 cidades para conhecer o potencial e subsidiar propostas de qualificação personalizadas para cada uma delas.

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