Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa retorna ao Goethe-Institut para recital gratuito na quinta-feira (17)

Em solos e duos, alunos avançados interpretam obras de Bach, Saint-Saëns e Mozart

Publicação:

Em um salão com paredes de cor clara e painéis brancos ao fundo, uma violinista e um pianista se apresentam no centro da imagem. A violinista está em pé, vestida com um macacão preto, enquanto toca o violino. Ao lado, sentado em um banco, o pianista está vestido de preto, tocando piano. A plateia, em cadeiras dispostas em fileiras, observa a apresentação. Algumas pessoas assistem atentamente. O chão do salão é de madeira.
Recital de alunos da Escola de Música da Ospa - Foto: Luiza Piffero/Ascom Ospa
Por LUIZA PIFFERO/ASCOM OSPA I EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

Após o sucesso da última apresentação no Goethe-Institut, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), retorna à instituição com mais um recital aberto ao público. A apresentação ocorre nesta quinta-feira (17/10), às 19h. Estudantes avançados de flauta, clarinete, violino, viola e violoncelo interpretam compositores consagrados. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. 

Nos recitais da Escola de Música da Ospa, alunos de nível avançado são selecionados para apresentar obras ao público, proporcionando, ao mesmo tempo, uma opção acessível de programa cultural e um momento de aprendizado aos alunos. 

Segundo o violoncelista da Ospa Murilo Alves, os recitais de música de câmara são momentos de íntima relação entre instrumentistas e público: “a economia de meios de uma instrumentação menor exige o máximo de técnica, expressão individual e conexão entre os executantes. Por isso, as apresentações camerísticas formam um pilar essencial no aprendizado de todo músico em formação”. 

Bastante variado, o programa inclui obras para cordas, madeiras e metais em formato de solo e duo. O recital inicia com a jovem flautista Júlia Alves Gregório, que interpreta “Sonata para flauta solo”, de Carl Philipp Emanuel Bach. Em seguida, o violista João Daufenbach executa “Partita n° 2”, de Johann Sebastian Bach. Paulo Bergmann, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), acompanha ao piano as seguintes apresentações: “O Cisne” (Camille Saint-Saëns) e “Amoroso op. 160” (August Nölck), com o violoncelista Gabriel Pavão, “Sonata para flauta” (Francis Poulenc), com a flautista Luiza Cimirro, “Sonata em Mi menor” (Mozart), com o violinista Ewerton da Silva Zanato, e “Concerto n°1” (Louis Spohr), com o clarinetista Nicolas Celier. 

Inscrições abertas

Os recitais no Goethe-Institut de Porto Alegre são uma das iniciativas da Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós para levar música de concerto a diferentes espaços da capital. Considerada uma porta de entrada para a Ospa, a escola promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. A escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende quase 300 alunos no Palacinho. As inscrições para novos alunos estão abertas desde o dia 7 de outubro e vão até sexta-feira (18/10), às 18h. São 62 vagas para diversos instrumentos e também para integrar os coros da escola. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário na seção da escola do site da Ospa.

Serviço
Escola da Ospa - Música no Goethe-Institut

Quando: 17/10 (quinta-feira), às 19h
Onde: Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre)
Entrada gratuita e por ordem de chegada
Informações para o público: Escola da Ospa pelo telefone (51) 3228-6737 e Goethe-Institut pelo telefone (51) 2118-7800

Escola de Música da Ospa – Vagas para o 1º semestre de 2025
Inscrições, matrículas e aulas gratuitas
Período de inscrições: De 7 de outubro até 18 de outubro, às 18h 
Edital disponível em ospa.rs.gov.br/escola-de-musica
Ficha de inscrição: Forms Google
Mais informações: Site ospa.rs.gov.br/escola-de-musica e e-mail escolademusica.ospa@gmail.com

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk. 
Apoio: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity e Imobi. 
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Secretaria da Cultura