Casa de Cultura Mario Quintana apresenta duas novas exposições
As mostras “A Bruta Delicadeza” e “Modelar o Invisível” inauguram ao público em diferentes espaços da CCMQ
Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove na próxima quinta-feira, 12 de dezembro, às 18h, a inauguração simultânea de duas novas exposições. A mostra “A Bruta Delicadeza” estreia no espaço Marilene Bertoncheli (térreo da CCMQ), com duas atividades paralelas na programação. Já na galeria Maria Lídia Magliani e no Jardim Lutzenberger (5° andar), inicia-se a exposição “Modelar o Invisível”. Com entrada gratuita, as aberturas ocorrem no Jardim Lutzenberger.
“A Bruta Delicadeza”
A exposição coletiva “A Bruta Delicadeza” traz para a Casa de Cultura obras que buscam o contraste entre elementos que primam pela delicadeza, fragilidade e transparência com outros caracterizados pela aspereza, rigidez e opacidade. Com a proposta de alçar o público a um laboratório sensorial, as esculturas, pinturas, instalações e objetos expostos foram produzidos por 11 artistas que passaram por um acompanhamento com a curadora Anelise Valls.
A mostra também contará com duas atividades gratuitas, que acontecem no Quintana's Bar, no mezanino sobre o espaço Marilene Bertoncheli, e serão mediadas por algumas das artistas cujas obras fazem parte do acervo da exposição.
No dia 13 de dezembro, às 14h, Laura ministrará a atividade “Correspondentes”, uma ação de leitura coletiva de cartas enviadas pelo seu tio-avô, o artista César Papa - que ela nunca conheceu - quando ele saiu do Brasil e chegou aos Estados Unidos. Atualmente, a artista refaz os passos do familiar e registra suas histórias no Instagram @dear.cesar.
Segundo a artista, o momento convida à reflexão partindo da questão “Quem é o destinatário de uma carta, senão quem a lê aqui e agora?” e será marcado pela observação de registros marcados por desejos, saudades do País e a construção de um processo artístico. As inscrições podem ser feitas por meio do link: Atividade Correspondentes.
O segundo momento, intitulado “Do silêncio à palavra, uma roda decolonial ”, ocorre no dia 14 de janeiro de 2025, às 18h. Inspirado no livro “Descolonizar o Museu”, de Françoise Vergès, o momento propõe o debate sobre as relações entre expressões criativas, museu e racismo, e busca transformar a arte em um ato de resiliência e inclusão por meio de um ambiente de escuta profunda e da construção de um conhecimento coletivo. A conversa será mediada pela artista visual Claudia Prechedes, que busca desconstruir estereótipos de gênero, raça e classe por meio de seu trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo link: Atividade Roda Decolonial.
“Modelar o Invisível”
A diretora da CCMQ e curadora da obra, Germana Konrath, explica que todas as peças foram esculpidas por meio de cálculos e experimentações de modelos matemáticos utilizando softwares de engenharia. “A proposta, assim, é jogar com objetos artísticos enquanto tradução parcial de algo que existe, porém, não se consegue vislumbrar ou perceber”, explica Germana. “Faltam sentidos para que possamos lidar com esses campos – e enquanto dispositivos de apresentação, toda tradução é perda”, conclui ela.
O trabalho é um dos desdobramentos da mostra “Criptocromo”, apresentada na 13ª Bienal do Mercosul, em 2022. Nele, Maroso explora como os pássaros assimilam campos magnéticos por meio de cores para a orientação de seus voos migratórios.
O plano anual da Casa de Cultura Mario Quintana é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio direto do Banrisul; patrocínio de Master Nubank; patrocínio Prata de CEEE Equatorial; patrocínio Statkraft; apoio de Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend; e realização da Sedac e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
Abertura simultânea de “A Bruta Delicadeza” e “Modelar o Invisível”
Quando: Quinta-feira (12/12), às 18h
Onde: Jardim Lutzenberger, 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita
Atividade “Correspondentes”
Quando: 13 de dezembro de 2024, às 14h
Onde: Quintana's Bar, mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)
Inscrições gratuitas neste link
Atividade “Do silêncio à palavra, uma roda decolonial”
Quando: 14 de janeiro de 2025, às 18h
Onde: Quintana's Bar, mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)
Inscrições gratuitas neste link