Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Oficina “Ator x Monólogo”, que estimula descoberta de identidade artística, está com inscrições abertas

Publicação:

 Foto Ronald Mendes
Foto: Ronald Mendes.

Estão abertas as inscrições para a oficina “Ator x Monólogo”, que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O projeto busca oportunizar ao ator a autonomia na criação, aprimorar sua linguagem estética e potencializar sua identidade artística. Ministrada pela atriz Joana do Carmo, tem aulas de 20 de abril a 22 de junho, sempre aos sábados, das 10h às 13h, na Sala Marcos Barreto. São apenas dez vagas e o investimento é de R$ 300,00, que pode ser pago em duas parcelas.

“Sempre procurei linguagens diversas até descobrir a forma como gostaria de ser percebida como artista. O que desejamos imprimir enquanto identidade estética e artística? O ator necessita investigar, aprimorar, exercitar sua criatividade até encontrar uma forma orgânica e prazerosa de criar”, afirma Joana, que montou a oficina por perceber a necessidade de um espaço onde o ator com experiência possa vivenciar um texto ou personagem que lhe desafie. Para a artista serão dois meses de imersão em um espaço criativo, para o ator, a partir de práticas em oficinas, encarar um monólogo e reinventar grandes clássicos ou aprimorar projetos pessoais de personagem.

As aulas são para atores e estudantes de teatro que desejam encontrar novas práticas de interpretação de texto e criação da personagem através da investigação para uma encenação. A ideia principal da facilitadora Joana do Carmo parte do estudo de textos para monólogos breves.  A oficina será o espaço para o ator realizar, através do estudo de um monólogo, a vivência do seu personagem ideal.

JOANA DO CARMO
Premiada pelo Fumcutlura de Torres em 2015, a atriz e produtora Joana do Carmo conclui a peça de teatro de rua “A Mulher do Atirador de Facas”, tem a direção de Fernando Kike Barbosa e está em circulação desde então, tendo participado de 5 Festivais e já festeja 38 apresentações por 6 cidades gaúchas. A atriz tem formação na Sitorne (Salvador/Bahia) e busca desenvolver seu trabalho com diversos professores e grupos. Esteve por 9 anos no Rio de Janeiro, onde fez cursos com Luis Carlos Vasconcelos, Hugo Possolo, Fátima Toledo, Walter Lima Jr e Antonio Amâncio. Lá também participou de peças de Teatro e produziu por anos o festival “Anjos do Picadeiro”. Atualmente dedica-se aos projetos da Cia Família&Arte.

SERVIÇO
Oficina de Teatro “Ator x Monólogo”
Data: de 20 de abril a 22 de junho | sempre aos sábados
Horário: das 10h às 13h
Local: Sala Marcos Barreto, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas 736, Centro Histórico – Porto Alegre)
Investimento: R$ 300,00 | em até duas parcelas
Contatos: (51) 98546.2777 / joanarealizoproducoes@gmail.com
https://ciateatralfamiliae.wixsite.com/joanadocarmo
https://www.facebook.com/amulherdoatiradordefacas

Secretaria da Cultura