Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituições da Sedac organizam atividades para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Publicação:

site sedac (22)
Programação ocorre no mês de junho
Por Ariel Lopes e Silvia Martins | Ascom Sedac

A programação conta com exposições, apresentações, ações em redes sociais, entre outras atividades que buscam destacar a existência, o trabalho e a luta da comunidade por espaço e respeito.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destaca que promover a diversidade é um exercício constante dentro da Sedac. “O Mês do Orgulho é apenas uma das muitas formas pelas quais pautamos a temática. É motivo de alegria olhar para trás e perceber que a diversidade é assunto permanente na nossa gestão. A preocupação sempre foi pensar em políticas públicas e inserir a população LGBTQIAP+ nos espaços culturais.”

“Para que sejam justas e democráticas, as políticas públicas devem respeitar as pessoas, garantindo a todos e todas espaços dignos de participação e visibilidade, seja qual for o gênero ou a orientação sexual. O Mês do Orgulho LGBTQIAP+ é um convite para refletirmos sobre o combate ao preconceito e a discriminação e para celebrarmos a tolerância e a fraternidade”, analisa a secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

“As atividades alusivas ao mês do orgulho LGBTQIAP+ promovidas pelas instituições da Sedac buscam sensibilizar a sociedade, romper preconceitos e promover a inclusão por meio da cultura e da arte”, explica a assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima.

Mês do Orgulho LGBTQIAP+

No fim da década de 1960, a relação entre pessoas do mesmo gênero era considerada crime em vários estados dos Estados Unidos, como em Nova Iorque. Em 28 de junho de 1969, a polícia local fez uma batida no bar Stonewall, conhecido por ser um ponto de encontro da comunidade, com o objetivo de violentá-los. Naquele dia, porém, a força policial encontrou resistência. O episódio, que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, foi o estopim para um levante a favor dos direitos e transformou o mês de junho no Mês do Orgulho LGBTQIAP+ – sigla que tem sido ampliada ao longo dos anos.

Programação

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)

 Lançamento de novo episódio do podcast MuseCom Versa, que trará um debate sobre as resistências LGBTQIA+ no contexto da comunicação.

 Data: 03/06

Horário: 18h

Exibições no MuseCom, diárias e de hora em hora: exibição do documentário Caleidoscópio: histórias LGBTQIAP+.

 Data: dos dias 21 a 28/06 

Transmissão através do canal do YouTube do MuseCom: Cinedebate com Benito Bisso Schimidt, um dos realizadores do filme ˜Caleidoscópio: histórias LGBTQIAP+.

 Data: a definir

 

Museu Antropológico do RS (Mars)

Projeto “(ME) ORGULHO: Espaço de troca e celebração” 

Exposição 'No âmago da Transgressão: Histórias Trans no RS'

A exposição que deve contar com curadores e artistas trans e participação de acervos de movimentos sociais de lutas trans, faz parte da programação do Museu Antropológico para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+.

Data: inauguração em 1º/06, com previsão de encerramento em 18/08 

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs)

Oficina de dança vogue com o bailarino Gabriel Ferreira

Vogue ou voguing é uma dança performática, altamente estilizada que se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses. O objetivo da oficina é ensinar os passos base da dança, capacitando os alunos para participar das ballrooms, além de oferecer um espaço de expressão artística para a cultura queer. 

Datas: 24 e 25/06

Horários: das 15 às 17h e das 18h às 20h

Local: Sala Marcos Barreto na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre

* Para participar não serão feitas inscrições prévias, serão distribuídas 30 fichas no dia 24/06, a partir das 14h, diretamente no local da oficina.

 

Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)

Abertura da nova ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo

O projeto Vitrine CCMQ + RS Criativo, que proporciona espaço para exposição e comercialização de produtos de arte e economia criativa, inaugura a segunda ocupação do ano de 2022, realizada pelo Coletivo Visibilidade Trans. O grupo viabiliza a produção de ações criativas e artísticas de pessoas trans, travestis e não-binárias. O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo fica no térreo do prédio Gasômetro da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre), onde a ocupação permanece até o final de julho propondo ações que envolvem o público com as linguagens artísticas ativadas pelo Coletivo Visibilidade Trans em áreas como literatura, pintura, cerâmica, desenho, fotografia e performance.

Data: 02/06

Ciclo de Debates para Educadores: Direitos LGBTQIAP+ 

O quarto encontro do Ciclo de Debates para Educadores, realizado pelo Núcleo Educativo da CCMQ, acontece no dia 11 de junho, sábado, das 9h às 12h, com o tema “Direitos LGBTQIAP+”. A convidada do mês é a enfermeira Sophie Nouveau, ativista trans, integrante do Comitê Técnico Estadual de Saúde LGBT do RS e do Coletivo Transfeminista. Sophie vai falar sobre saúde mental, com ênfase na população trans. O artista e arte-educador Gaby Farias também participa do debate sobre arte-educação e sexualidade. A programação tem transmissão ao vivo pelo YouTube da CCMQ, onde os conteúdos de todo o ciclo de debates ficam disponíveis. As inscrições para acompanhar os debates ao vivo são gratuitas e abertas para professores e interessados em geral, com emissão de certificados de participação aos interessados mediante solicitação.

Data: 11/06, das 9h às 12h

Feira na Travessa + Diálogos Criativos Diversidade, com RS Criativo

Organizada pelo Coletivo Visibilidade Trans, a feira inicia às 14h na Travessa dos Cataventos. Às 19h, no Restaurante Térreo, também na Travessa, acontece um bate-papo, promovido pelo RS Criativo, com os empreendedores criativos da comunidade LGBTQIAP+ Angelix Borsa, professor do Curso de Design e Moda da Feevale, e Lara Machado, da Arca Fine Arts. A abertura do encontro tem show do cantor e compositor trans Natê.

Data: 11/06 

Exposição - 'E se: Um diálogo sobre como seria'

“E se: Um diálogo sobre como seria” é um projeto criado e idealizado por Gustavo Deon e Luka Machado, artistas e ativistas da causa. A exposição busca criar um desconforto e aguçar a sensibilidade dos visitantes diante de tantas mortes e violências contra corpos LGBTQIAP+. A exposição permanece no espaço-experimento Jardim de Inverno, com acesso pelo mezanino do Prédio Gasômetro da CCMQ.  

Data: 25/06

Sarau Artístico

O Sarau Artístico que celebra o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ acontece no dia 25 de junho, às 18h30, no mezanino do 2º andar do Prédio Gasômetro da CCMQ. O evento conta com diversas apresentações de música, dança, performance e poesia, com artistas da comunidade LGBTQIAP+ como Gabriel Cervo, Valéria Barcellos, Fayola Ferreira, Zaire, Sophie e Kanauã. A mediação fica a cargo de Luka Machado.

Data: 25/06

Horário: 18h30

Local: mezanino do 2º andar (prédio do Gasômetro) da CCMQ - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre

Exposição “antes que a noite acabe” 

A convite da CCMQ, o artista visual Sandro Ka traz uma exposição que dá visibilidade ao movimento LGBTQIAP+, por meio de três instalações inéditas, no Espaço Marilene Bertoncheli, no térreo do Prédio Gasômetro. A obra homenageia drag queens, transformistas e a noite LGBT de Porto Alegre, especialmente da década de 1990. O texto de abertura é do pesquisador Alexandre Santos, doutor em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Sandro Ka (Porto Alegre - RS, 1981) é artista visual, designer e pesquisador, com especial atenção às articulações entre Arte Contemporânea e Produção Cultural, bem como às relações entre Arte, Política e Sexualidade. Atualmente, professor de Gestão e Produção Cultural (IFRS), Sandro é doutor em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos (FACED/UFRGS) e bacharel em Artes Plásticas - Desenho (IA/UFRGS).

Data: 28/06 

 

RS Criativo

Feira na Travessa + Diálogos Criativos Diversidade, com RS Criativo

Organizada pelo Coletivo Visibilidade Trans, a feira inicia às 14h na Travessa dos Cataventos. Às 19h, no Restaurante Térreo, também na Travessa, acontece um bate-papo, promovido pelo RS Criativo, com criativos da comunidade LGBTQIAP+ Ale Primo, professora do curso de Comunicação da UFRGS, Angelix Borsa, professor do Curso de Design e Moda da Feevale, e Lara Machado e Fabiane da Cruz, empreendedoras da Arca Fine Arts. A abertura do encontro conta com show do cantor e compositor trans Natê.

Data: 11/06 

  

Diálogos Criativos com Alê Primo (professora da Fabico/UFRGS), Angelix Borsa, (professor da Uniritter do curso de Design de Moda), Lara Machado e Fabiane da Cruz (empreendedoras da Arca Fine Arts). Participação artística de Natê (músico e compositor trans), com a mediação de Gustavo Deon. Bate-papo sobre empreendedorismo, diversidade e criatividade. 

Ação realizada em parceria com o programa Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana e Restaurante Térreo.

Data: 11/06

Horário: 19h

Local: Restaurante Térreo (Travessa dos Cataventos - Térreo CCMQ) 

*Não haverá inscrições prévias. Sujeito à lotação do espaço.

O que é essa tal diversidade? E o que eu ganho prezando por ela? 

Palestra online ministrada por Rebeca Pizzi e Paula Morel, time da Fourge de Inclusão e Diversidade. Nessa atividade, falaremos sobre os recortes que compõem diversidades e como isso pode gerar valor para os negócios criativos sob várias perspectivas.

Data : 20/06

Horário: 14h - 16h

Inscrições: Linktree do RS Criativo

Mentoria Express - O que a diversidade proporciona ao meu negócio?

Com Rebeca Pizzi e Eduardo Lopes (Fourge). Mentoria online sobre diversidade e suas vantagens para um empreendimento criativo

Data: 22/06

Horário: 10h30 às 12h 

Inscrições: Linktree do RS Criativo

Mentoria Express - Como eu consigo incorporar a diversidade no dia-a-dia do meu negócio? 

Com Rebeca Pizzi (Fourge). Mentoria online sobre diversidade e estratégias para que ela seja incorporada no dia-a-dia das organizações. 

Data: 23/06

Horário: 10h30 às 12h 

Inscrições: Linktree do RS Criativo

Mentoria Express - Como eu expresso a diversidade para a rede a qual meu negócio está inserido? 

Com Rebeca Pizzi (Fourge). Mentoria online sobre diversidade e as diferentes formas de expressá-la na comunicação do negócio. 

Data: 24/06

Horário: 10h30 às 12h 

Inscrições: Linktree do RS Criativo

Curso presencial - O poder em ser diverso

Curso presencial ministrado por com Néllys Corrêa e Hilton Oliveira com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo para a diversidade, com foco no empoderamento e em estratégias de comunicação digital para que os participantes obtenham mais sucesso em seus negócios.

Data: 29/06

Horário:  13h30 às 17h30

 

Local: Sala Sérgio Napp 01 (CCMQ - 2º andar Prédio Gasômetro)

Vagas: 80 (50% das vagas reservadas ao público do RS Diverso e serão disponibilizadas gratuitamente)

Valor do ingresso: R$ 29,90 

Inscrições: Sympla 

*RS Diverso - braço do RS Criativo que tem por objetivo dar visibilidade e oportunidades, nos mais variados setores da economia criativa, para empreendedores pretos, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, transgêneros, travestis e pessoas com deficiência. 

Biblioteca Pública do Estado (BPE)

No mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Biblioteca Pública do Estado, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial para comemorar a diversidade.

Bate- papo “Para que servem os super-heróis gays?” e Sessão de autógrafos

O objetivo do encontro é refletir sobre as polêmicas contemporâneas envolvendo os super-heróis e a sexualidade dos mesmos, é importante discutir porque é preciso destacar a orientação sexual destes personagens tão populares nos filmes, séries e, é claro, nas histórias em quadrinhos. 

Haverá a participação de Adri A. (quadrinista), J. R. Weingartner Jr. (professor e quadrinista, e Christian Gonzatti (professor e pesquisador)

Data: 24/06

Horário: 18h30

Local: Gibiteca BPE - Rua Riachuelo, 1190 - Porto Alegre 

Mostra Quadrinhos Queer

A Gibiteca BPE abre a Mostra Quadrinhos Queer, em parceria com a Gibiteca de Santos/SP, que terá exibição simultânea. A exposição trará alguns dos trabalhos de quadrinistas LGBTQIAP+ que foram publicadas no livro "Quadrinhos Queer", da Editora Skript, organizado por Ellie Irineu, Gabriela Borges e Guilherme Smee, em 2021.

A exposição é uma forma de popularizar este trabalho que traça um panorama dos criadores LGBTQIAP+ de histórias em quadrinhos brasileiros, mostrando que além de diversa na representatividade, essa produção é diversa em representação, conteúdo e intencionalidade.

Data:  24/06 a 24/07

Horário: 10h às 18h

Local: Biblioteca Pública do Estado - Rua Riachuelo, 1190 - Porto Alegre 

Chapéu Acústico com Valéria: cantora preta, trans e viva

O projeto Chapéu Acústico, evento musical das terças-feiras, traz a convidada Valéria para um show no dia 28 de junho, às 19h, no Salão de Eventos da BPE. Valéria é atriz e cantora, trans com extensa participação cultural na cena artística rio-grandense e nacional. O evento tem entrada livre, mediante contribuição espontânea.

Data: 28/06

Horário: 19h

Local: Salão de Eventos da BPE - Rua Riachuelo, 1190 - Porto Alegre 


Redes Sociais - BPE

Dicas de Leitura LGBTQIAP+ do Clube de Leitura BPE

De 21 a 30 de junho, as redes sociais da BPE vão publicar sugestões de leitura do Clube de Leitura BPE, com indicações de livros com temática LGBTQIAP+. 
Foram selecionados pelos servidores da Biblioteca Pública do Estado títulos relevantes para pensar a diversidade, como forma de promover a visibilidade e o respeito à comunidade LGBTQIAP+ e, a partir da literatura, romper preconceitos e buscar a inclusão por meio da leitura.

Data:  21/06 a 30/06

Site: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors

Instagram: @bpe.rs

Cinemateca Paulo Amorim - Programação especial para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Cleidoscópio (Brasil, 2022, 30min), documentário de Benito Bisso Schmidt.

Sinopse: O filme reúne depoimentos, imagens de arquivos e leituras dramatizadas de documentos históricos que contam experiências de pessoas dissidentes da cis-hetero-normatividade ao longo da história do Rio Grande do Sul. Três núcleos articulam a narrativa: “Histórias de violência e opressão”, “Histórias de afeto e alegria” e “Histórias de luta e resistência”.

Sessão: dia 28/06 (terça-feira),

Horário: 19h, seguida de debate com o diretor e convidados

Local: Sala Paulo Amorim - Entrada franca

Quando Ousamos Existir – Uma História do Movimento LGBTI+ BRASILEIRO (Brasil, 2021, 105min). Documentário de Marcio Caetano e Cláudio Nascimento.

Sinopse: O filme reúne depoimentos, imagens de arquivo e notícias que retratam o início da organização política do Movimento LGBTI+ no país, ainda nos anos 1970. A produção e pesquisa do filme surgiu a partir da criação do Centro de Memória João Antônio Mascarenhas (1927 -1998), em homenagem ao ativista gaúcho que foi um dos precursores do Movimento Homossexual Brasileiro.

Sessão: dia 29/06 (quarta-feira)

Horário: 19h, seguida de debate com o diretor e convidados

Local: Sala Paulo Amorim - Entrada franca

Secretaria da Cultura