Secretária da Cultura e Adjunta cumprem agenda em Vitória (ES)

Secretária Bia em evento no ES
Beatriz Araujo com o governador Renato Casagrande e demais secretários de Cultura - Foto: Divulgação
Por Rafael Varela | Ascom Sedac

De hoje (10) a sábado (12), O Palácio Anchieta – sede do poder executivo capixaba – é o local de encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A titular da pasta no RS, secretária Beatriz Araujo, e a adjunta, Gabriella Meindrad, integram a comitiva formada por 20 secretários de cultura e gestores estaduais de todo o Brasil, que se encontram na capital do Espírito Santo.

Em pauta, a convocação para a Conferência Nacional de Cultura, a agenda do Parlamento e, principalmente, as atualizações e a mobilização em torno da aprovação da Lei Aldir Blanc 2 e da Lei Paulo Gustavo – aprovada na Câmara dos Deputados, dia 24 de fevereiro, por 411 votos a 27. A Lei deve liberar R$ 3,8 bilhões para amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 no setor cultural. A execução dos recursos repassados poderá ser feita até 31/12/22, mas, se houver algum impedimento em razão de ser ano eleitoral, o prazo será automaticamente prorrogado pelo mesmo período no qual não foi possível usar o dinheiro. O total de repasse ao RS é na ordem de R$ 198 milhões; R$ 94 milhões de repasse direto ao governo do estado e R$ 104 milhões de repasse aos municípios gaúchos.

O anfitrião, o secretário de Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, Fabricio Noronha, recebe as autoridades do setor cultural juntamente com o governador do ES, Renato Casagrande. Também são aguardados em Vitória a deputada federal Jandira Feghali (RJ), autora da Lei Aldir Blanc 2; o deputado federal José Guimarães (CE), relator da Lei Paulo Gustavo; a deputada federal Alice Portugal (BA), que preside a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; Pablo Capilé (Mídia Ninja); e Ursula Vidal, secretária de Cultura do Pará.

O evento é fechado e as resoluções serão publicadas na Carta de Vitória, com apontamentos e encaminhamentos da pauta nacional da Cultura. À noite, os secretários participam da mesa de abertura da Festa da Criatividade, na sede do Sebrae/ES, com o tema "A Cultura de Volta para o Futuro".

“Recentemente, comemoramos a aprovação da Lei Paulo Gustavo pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Os recursos chegarão num momento crucial para a sobrevivência e a manutenção dos empregos dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Sabemos que o caminho ainda é longo, entretanto, essa agenda mostra que a estrada está sendo trilhada. A Sedac segue mobilizada para que, em breve, possamos traçar novos horizontes na cultura”, explica Beatriz Araujo.

Bia Araujo debate pautas do setor cultural até sábado (12), em Vitória
Bia Araujo debate pautas do setor cultural até sábado (12), em Vitória - Foto: Divulgação

Festa da Criatividade

Sexta-feira (11), Vitória sedia a Festa da Criatividade, evento que reúne produtores dos festivais mais inovadores do Brasil com os empreendedores da música capixaba para a troca de informações sobre o mercado do setor e para a geração de oportunidades para artistas e produtores do ES, com a participação da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin).

Clique aqui para conferir a programação completa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Programação | Quinta-feira (10)

9h – Reunião do Fórum
Local: Palácio Anchieta

9h30 — Visita Guiada ao Palácio Anchieta