IEAVi apresenta exposição O Outro no Eu - Pinturas de Denise Iserhard Haesbaert e Rosali Plentz

© 2021 Nilton Santolin
As pinturas que integram a exposição foram realizadas em parceria - Foto: Nilton Santolin
Por Ascom | Ieavi

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura no dia 23 de outubro (sábado), a partir das 10h, a exposição O Outro no Eu, das artistas Denise Iserhard Haesbaert e Rosali Plentz, com curadoria de Niura A. Legramante Ribeiro.

A exposição acontecerá na Fotogaleria Virgílio Calegari, localizada no 7ºandar da Casa de Cultura Mario Quintana.

As pinturas que integram a exposição foram realizadas em parceria, de forma que as artistas trocavam as telas e faziam interferências, criando um diálogo entre as poéticas para produzir reflexões sobre os momentos vividos durante a pandemia.
Devido ao distanciamento social, as discussões foram realizadas por vídeo-chamadas, meio pelo qual trocavam as experiências, gestos e emoções. O tempo tomou outra dimensão, materializado em imagens que tratam da representação de paredes, muros, grades e janelas, símbolos do isolamento pandêmico, que impôs um outro modo de vida e cujas linguagens podem evocar a cruz, a morte, a doença ou a cura.

O projeto resultou em mais de 70 obras de diversos tamanhos, e os processos foram se hibridizando e se contaminando. Assim, o Outro começou a ser incorporado no Eu.
A pesquisa plástica contemplou o uso de materiais antagônicos, como as tintas acrílica, óleo e materiais diversos, resultando em pinturas com faturas inusitadas e estranhas em cada trabalho. As suas obras ficam no limiar entre o desenho e a pintura, a fluidez linear e as pinceladas com densidades matéricas, a abstração geométrica e a alusão a fragmentos da realidade.
Os Eus foram contaminados para enfrentar com resiliência o momento que se vive. O processo colaborativo que integrou o particular e o coletivo transformou o Outro no Eu e o Eu no Outro.

Denise Iserhard Haesbaert (Porto Alegre, RS, Brasil, 1949)

Pintora, escultora e professora. Graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduação em escultura,1974. De 1971 a 1996 se dedicou ao magistério, criando os espaços infantis : Casa das Artes e o Pequeno Artista. Pós- graduação, Especialização em Poéticas Visuais – Pintura, Desenho e Instalação: Processo Híbridos pela Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2008.
Fez vários cursos de especializações em diversas áreas como desenho sob a orientação de Edgar Koetz; gravura em metal com Iberê Camargo; pintura com Paulo Porcela, Carmen Vieira, Jailton Moreira, Michael Chapman e Karin Lambrecht; papier maché com Magliani. Frequentou Workshop com Charles Watson e Carlos Vergara – Oficina das Missões em Santo Ângelo, RS, 2003. Reside e mantém atelier em Porto Alegre, onde participa de exposições e projetos artísticos.

Rosali Plentz (Erechim, RS, Brasil, 1958)

Em 1979, graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul, RS. Desde então fez diversos cursos de especialização em áreas como desenho, pintura, gravura, história da arte e cerâmica, tendo como ministrantes, entre eles: Diana Domingues, Cildo Meireles, Ana Maria Tavares, Annateresa Fabris, Carlos Fajardo e Charles Watson (curso Procedência e Propriedade, 2001).Cursos em Desingner: Designe Gráfico, Senac Porto Alegre, Estampas na ESPM em Porto Alegre, e Estampas com Renata Rubim na Universidade Feevale, Novo Hamburgo. Sua pesquisa estética é marcada pela modulação, pela construção geométrica, muitas vezes a repetição, mas sempre o que fica evidente é a fragmentação, onde cada parte é importante para a formação do todo , não importando a técnica ou veículo que a imagem é construída. Sua inspiração é a paisagem Urbana, com sua linearidade, seus contrastes e sua constante mutação. Atualmente o emaranhado urbano é a linha de partida para suas obras. Reside e mantém atelier em Porto Alegre, onde participa de exposições e projetos artísticos.

Exposição “O Outro no Eu”

Abertura: 23 de outubro de 2021, das 10h às 18h

Visitação: de 24 de outubro a 28 de novembro de 2021

Quando: de segunda-feira a domingo

Horário: das 10h às 18h

Local: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua
dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre, RS.